Em SC, 19 municípios registraram ocorrências por causa das chuvas dos últimos dias

Por Oeste em Foco 11/01/2018 - 13:28 hs
Foto: Julio Cavalheiro | Secom

As chuvas das 48 horas causaram ocorrências em 19 municípios catarinenses, conforme o último relatório da Defesa Civil, divulgado às 10h30 desta quinta-feira, 11. A situação mais crítica é em Florianópolis, onde já choveu mais de 300mm, volume que supera a média climatológica do mês de janeiro. Somente na estação de Carijós, no Norte da Ilha, o total de chuva ficou em 400mm. Já em Imbituba, no Sul do Estado, até São Francisco do Sul, no Litoral Norte, o acumulado supera os 100mm. Nas demais regiões do Litoral, o total de chuva nestes três dias ficou entre 30mm e 50mm.

As ocorrências como alagamento e deslizamentos de terra foram registradas nos municípios de Lauro Muller, na região da Serra do Rio do Rastro, Imbituba, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista, Biguaçu, São Francisco do Sul, Penha, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Navegantes, Taió, Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos e Tijucas. Os dados da Defesa Civil apontam 390 desalojados, 414 desabrigados/afetados, 103 residências, um morto, um ferido e um desaparecido.

A meteorologista da Epagri/Ciram Laura Rodrigues informou que o maior volume de chuva foi registrado nesta madrugada em Florianópolis, com totais em torno de 150mm. “A chuva ainda vai ser intensa nesta quinta-feira. Na sexta-feira, a chuva começa a diminuir. No sábado e domingo, a previsão indica sol. Toda essa chuva é favorecida pela evaporação do mar, que está aquecido, e os elevados índices de umidade do mar que são transportados para as cidades litorâneas”, explicou.

Atuação da Defesa Civil

Nesta quinta-feira, as equipes municipais da Defesa Civil realizam o levantamento de dados. As equipes de emergência ficaram de prontidão durante a noite de quarta-feira, 10, para atender a população, caso fosse necessário. Durante a noite, a Defesa Civil do Estado emitiu alerta para o Litoral catarinense para o risco de alagamentos e deslizamentos. Foram usadas as plataformas tradicionais, como as redes sociais, site e SMS.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, disse que a população precisa ficar alerta. “Estamos trabalhando com bastante informação e atuando de todas as formas para administrar os possíveis riscos ocasionados pelas chuvas. Vamos continuar monitorando, informando e prestando toda assistência possível”, afirmou.

Na manhã desta quinta, os coordenadores regionais da Defesa Civil SC auxiliam as equipes municipais e orientam sobre os procedimentos necessários.

Boletim da Defesa Civil - 11/01/18 - 8h30min

Maiores acumulados nas últimas 12 horas

Florianópolis - Carijós 243 mm

Florianópolis - Santo Antônio de Lisboa 189 mm

Florianópolis - Itacorubi 173 mm

Penha - 152 mm

São Francisco do Sul - 146 mm

Florianópolis - Centro - 124 mm

Balneário Camboriú - 113 mm

Itapema - 145 mm

Camboriú - 112 mm

São José - 93 mm

Barra Velha - 81 mm

Maiores acumulados nas últimas 48 horas

Florianópolis - Carijós 400 mm

Florianópolis - Santo Antônio de Lisboa 324 mm

Florianópolis - Centro 311 mm

Florianópolis - Itacorubi 309 mm

Governador Celso Ramos - 241 mm

Palhoça - 217 mm

São José - 216 mm

Antônio Carlos - 181 mm

Penha – 180

Itapema - 176 mm

Biguaçu - 167 mm

Navegantes- 166 mm

São Francisco do Sul - 154 mm

Balneário - 153 mm

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos/inundações: Evite o contato com a água e não dirija em lugares alagados. Não transite em pontilhões e pontes submersas e tome cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Observe qualquer movimento de terra ou rochas próximo de sua residência, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Acompanhe as informações oficiais do governo, como o site da Epagri/Ciram e Defesa Civil SC. Também siga nas redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook os alertas publicados. Receba no seu celular os alertas por meio de mensagem de texto (SMS). Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.

Fonte: Secom