Quinta, 04 de Junho de 2020 23:34
(49) 99110-3040
Saúde Chapecó

Município diz que não testou coronavírus em homem morto com sintomas em Chapecó

Cidadão foi atendido no início da semana com febre, vômito, tosse e falta de ar, diz relatório da PM, porém a Saúde do município afirmou que ele não apresentava problemas respiratórios

28/03/2020 00h06
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Reprodução
Reprodução

Um homem de 32 anos, que morava em situação de rua e morreu na última quarta-feira (25) em Chapecó, no Oeste do Estado, não estava entre os casos suspeitos do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (27).

A diretora técnica da Saúde, Aldarice Pereira da Fonseca afirmou em coletiva de imprensa que não foi coletado material genético do paciente para análise de Covid-19. Ela ressaltou que o homem não tinha problemas respiratórios. 

“Ele tinha outras doenças, esteve internado, tinha exames para ser realizado, mas fugiu do hospital e faleceu na rua. Não foi coletado e não foi investigado, pois não tinha sintoma respiratório. Não houve notificação”, enfatizou a diretora técnica.

Segundo o relatório de ocorrência da Polícia Militar, ainda na última segunda-feira (23), o homem abordou uma viatura policial na rua Afonso Pena, no bairro Bela Vista, às 21h09. 

“O qual pediu socorro, pois estava com febre, dor no corpo e vômito sem parar, e não possuía telefone para acionamento direto”, diz o Boletim de Ocorrência feito pela Polícia Militar.

No documento ainda consta que: “devido os sinais característicos de Covid-19, a guarnição utilizou de equipamentos de proteção individual, bem como forneceu o equipamento ao homem”, diz. 

Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e constatou a mesma informação relatada pelos policiais no Boletim, segundo a Polícia Militar. A reportagem teve acesso ao prontuário do paciente do dia do atendimento. 

No documento consta que o acionamento ocorreu por volta das 21h08 com a informação de “automedicação e mal-estar”. Já às 22h03 o diagnóstico relatado foi de febre e mal-estar, por isso, foi conduzido a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapecó. 

O homem foi transferido da UPA ao HRO (Hospital Regional do Oeste) por volta da 1h de terça-feira (24). Ele ficou internado, mas fugiu do hospital. 

Homem morreu na quarta-feira (25) 

O segundo Boletim de Ocorrência da Polícia Militar relata sobre a morte do homem. Conforme o documento, o corpo foi encontrado em um terreno baldio às margens da rua Nilo Peçanha, no bairro São Cristóvão, às 21h45 de quarta-feira. 

Uma equipe do Samu esteve no local, conferiu os sinais vitais do paciente e confirmou a morte, por volta das 22h10. 

Durante o dia, segundo a polícia, o homem teria se queixado aos amigos que estaria com dificuldades para respirar e teria tossido muito. “O homem apresentava sintomas de Covid-19”, diz o relatório da Polícia Militar.

As informações foram repassadas por dois homens que estavam junto com o cidadão no momento da morte. Ambos foram orientados pelos policiais a procurarem atendimento médico, caso sentissem algum sintoma relacionado ao novo coronavírus.

A reportagem apurou que o homem possuía histórico clínico de doenças, mas não obteve o acesso ao atestado de óbito do cidadão.

Remoção do corpo 

Devido à condição de morte natural, de acordo com o relatório da polícia, o Resgate Social Municipal esteve no local. Um médico do SVO (Serviço Municipal de Verificação de Óbitos) atestou a morte. Na sequência, o corpo foi removido por uma funerária de Chapecó.

Por telefone, um funcionário da empresa confirmou que o cadáver foi lacrado em um caixão e levado até a funerária. Lá, ficou isolado até o amanhecer de quinta (26) quando foi sepultado no Cemitério Jardim do Éden.

Por orientação médica, conforme o funcionário, a família não pôde realizar o velório. A reportagem não conseguiu localizar a família do homem. 

No relatório da Polícia Militar consta, ainda, que a Vigilância Epidemiológica de Chapecó seria comunicada sobre a morte. A reportagem procurou o município para comentar sobre o assunto na quinta, mas a assessoria não confirmou o diagnóstico, nem detalhou a informação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó - SC

Chapecó - Santa Catarina

Sobre o município
Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. Considerada uma cidade média, com uma população estimada em 220 367 habitantes, figura entre as quatro cidades mais importantes do estado. Ostenta os títulos de "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios". Também é um polo universitário.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias