Quinta, 04 de Junho de 2020 23:17
(49) 99110-3040
Geral Chapecó

Nível do lajeado que abastece Chapecó é o menor dos últimos 11 anos

O nível é menor registrado desde 2009, segundo a Casan. A estiagem castiga o Município desde o início do ano

01/04/2020 15h56
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Reprodução/ND
Reprodução/ND

A barragem do lajeado São José, que abastece a área urbana de Chapecó, está com o menor nível dos últimos 11 anos. O Município decretou situação de emergência por conta da estiagem que castiga a região.

O reservatório localizado no bairro Engenho Braun é responsável por abastecer 165 mil economias (apartamentos, casas e outras unidades consumidoras) da área urbana de Chapecó. 

Segundo o Superintendente Regional da Casan Oeste, Daniel Domingues Scharf, a barragem está com apenas 10% da capacidade. “Nunca teve assim, a última vez foi em 2009”, lembra. 

Em razão disso, a companhia opera desde domingo (29) com sistema de rodízio. A noite o fornecimento de água é feito para os bairros Engenho Braun, Jardins, São Cristóvão, Boa Vista, Bom Pastor, Paraíso, São Pedro, Bela Vista, Líder, Vila Real, Esplanada, Monte Belo e Santa Maria. Durante o dia são abastecidos os demais bairros. 

“Não tivemos alternativa a não ser iniciar manobras por áreas da cidade, em forma de rodízio, pois a água não chega com pressão aos bairros mais altos e distantes da estação de tratamento”, explica o engenheiro da Casan, Bruno Comunello Eleotero.

Casan implanta alternativas

Não chove consistentemente na região há mais de mês, sendo que em janeiro e fevereiro os volumes foram abaixo da média. Em março, choveu somente 20% do previsto para o mês.

A Companhia implantou duas bombas flutuantes para aumentar a capacidade de captação no São José, e está instalando novos equipamentos na captação do lajeado Rio Tigre que irá auxiliar na vazão necessária para o município. Com isso, a captação do local poderá passar de 175 litros por segundo para 400 litros por segundo. 

“Precisamos mais do que nunca da ajuda da população. A água precisa ser reservada para higienização, lavagem das mãos, banhos e roupas, mas não podemos usar mangueiras para lavar casas, pátios, calçadas, entrada de prédios e carros”, diz Scharf.

A Casan também contratou retroescavadeiras para a retirada de terra do reservatório, com a finalidade de ampliar a capacidade de guardar água quando chover.

BRF Chapecó busca água no rio Uruguai 

Desde a segunda-feira (23),  a unidade da BRF Chapecó começou a puxar água do rio Uruguai para manter a produção. 

Empresa informou que a medida visa “garantir a qualidade e segurança de seus processos”. O nível do lajeado São José, que fica no bairro Engenho Braun e abastece o município, está com apenas 40% da sua capacidade devido à falta de chuva.

A captação de água é feita no porto Goio-Ên, que fica localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a cerca de 20 quilômetros do Centro de Chapecó. O abastecimento é feito com caminhões, porém a empresa não informou o número de veículos usados no processo. 

“Tem objetivo abastecer a unidade fabril e evitar interrupção da produção local”, lembrou a nota da empresa. 

Em Concórdia, no Alto Uruguai, desde fevereiro a unidade da BRF transporta água do lago de Itá para manter a produção da empresa. Ao todo 35 caminhões fazem seis viagens diárias com 38 mil litros cada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó - SC

Chapecó - Santa Catarina

Sobre o município
Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. Considerada uma cidade média, com uma população estimada em 220 367 habitantes, figura entre as quatro cidades mais importantes do estado. Ostenta os títulos de "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios". Também é um polo universitário.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias