Sexta, 05 de Junho de 2020 00:49
(49) 99110-3040
Saúde Chapecó

Hospital Regional do Oeste recebe mais cinco respiradores de UTI e terá ala específica para coronavírus

Leitos de UTI na rede pública de Chapecó passam de 30 para 40

01/04/2020 16h43
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
Edu Vial / HRO
Edu Vial / HRO

Cinco novos respiradores e equipamentos para UTI chegaram na terça-feira em Chapecó, para o Hospital Regional do Oeste (HRO), somando-se a outros cinco que já tinham chegado na semana passada. Com os equipamentos do Governo do Estado são dez novos leitos de UTI disponíveis em Chapecó, que se somam a outros 30 leitos já existentes no HRO.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, disse que além do ambulatório e hospital de campanha existente na escola Marechal Bormann, que somente ontem atendeu 22 pessoas, a secretaria de Saúde e a direção do HRO estão organizando a implantação de um hospital de campanha no novo prédio hospitalar, que foi inaugurado neste ano, ao lado da estrutura antiga do regional.

São 11 mil metros quadrados distribuídos por 11 andares. Inicialmente foram ocupados dois andares com a nova ala de oncologia. Um deles deve ser ocupado com a farmácia do hospital. Mas nos demais, onde no futuro serão instalada salas cirúrgicas e novos leitos de UTI, há espaço para a colocação de mais leitos.

- Queremos criar um Hospital de Campanha específico para tratar do Coronavírus dentro do prédio novo do Hospital Regional do Oeste, afastado dos demais doentes, para dar uma melhor condição de recuperação dos pacientes em situação pré-UTI. Com o atendimento adequado podemos reduzir o número de pacientes que necessitem de respiradores – afirmou Buligon.

O Hospital Regional do Oeste tem 310 leitos mas normalmente todos ocupados com os doentes da região de Chapecó. Com a nova ala da oncologia abriu espaço para a colocação de 46 novos leitos no prédio antigo.

O prefeito Luciano Buligon disse que o município também conversou com a direção de um hospital de uma cooperativa médica da cidade, que também inaugurou um novo prédio neste ano. Há possibilidade de contratação de leitos privados também.

No entanto ele ressaltou que, se 1% da população precisar leitos, seriam 2,2 mil leitos, o que seria acima da capacidade. Por isso a recomendação é de ficar em casa.

As medidas de isolamento têm dado resultado em Chapecó. O número de casos confirmados estabilizou em cinco desde a semana passada. Lembrando que três casos eram de pessoas que viajaram ao exterior. Dos cinco confirmados, dois já estão recuperados segundo a médica infectologista da secretaria de Saúde de Chapecó, Carine Kolling. Apenas um segue em UTI.

Há 16 casos suspeitos, sendo cinco internados, dois em UTI. Da região há três suspeitos de outros municípios, um em UTI.

O serviço de consultas e triagem por telefone, o 2049-6500 atendeu 98 pessoas somente na terça-feira. O objetivo é orientar as pessoas por telemedicina, evitando que saiam de casa, a menos que necessitem.

Vacinas da gripe em falta

A prefeitura também atualizou a vacinação contra a gripe. As seis mil doses que chegaram na segunda-feira devem terminar na tarde de hoje. Um volume foi separado para a vacinação dos acamados, que será no sábado. Já chegaram 18 mil vacinas em Chapecó. São 59 mil pessoas em grupos de risco. A prefeitura vai avisar quando chegar um novo lote. A vacinação vai até 22 de maio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó - SC

Chapecó - Santa Catarina

Sobre o município
Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. Considerada uma cidade média, com uma população estimada em 220 367 habitantes, figura entre as quatro cidades mais importantes do estado. Ostenta os títulos de "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios". Também é um polo universitário.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 00h42 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 21°

16° Sensação
15.9 km/h Vento
96.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 17°

Sol com muitas nuvens
Domingo (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias