Sexta, 05 de Junho de 2020 00:18
(49) 99110-3040
Política CRISE DO CORONAVÍRUS

Ao aprovar prorrogação do ICMS, Alesc passa o problema para Carlos Moisés

Uma fonte governista considera o projeto “demagógico” porque “a conta não fecha”.

01/04/2020 17h10
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
Rodolfo Espínola / Agência AL
Rodolfo Espínola / Agência AL

O Centro Administrativo reagiu mal à aprovação na terça-feira (31) pelos deputados estaduais do projeto que prorroga o pagamento de  ICMS por três meses para as empresas que não podem funcionar por conta da quarentena imposta por decreto estadual no combate à pandemia do novo coronavírus.

É verdade que a arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços através de suas principais fontes de receitas continuam, como energia e combustíveis, que são serviços essenciais e, portanto, não terão prazos prorrogados. O setor de combustível representa  20%  e a  energia 14% da arrecadação de ICMS em Santa Catarina. 

O ICMS representa 85 % da arrecadação estadual. Em março, a queda real de arrecadação foi de R$ 200 milhões. Em abril e maio a perspectiva é mais sombria ainda, com expectativa de queda de R$ 1,2 bilhões. 

O desafio é gigantesco. A Alesc passou o abacaxi para o governador Carlos Moisés, que poderá, agora, sancionar, vetar parcialmente ou integralmente o texto aprovado pelos parlamentares. 

O Senador e ex-governador catarinense, Esperidião Amin (PP), vê  boa intenção no projeto, mas acho complicado implementá-lo. “Melhor seria obter financiamento para pagar impostos”, diz Amin.

Empresas fechadas não conseguem pagar funcionários e impostos. É matemático. Se o dinheiro não entra, como vai pagar ? De outro lado do balcão, o governo estadual, pode abrir mão da sua principal fonte de receita e conseguir manter pagamento de salário, aposentados e fornecedores em dia?

Os poderes, que já contribuíram nesta crise com devolução ou destinação de recursos para o combate à pandemia, podem contribuir ainda mais? Esta é a difícil equação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 00h12 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 21°

16° Sensação
15 km/h Vento
96.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 17°

Sol com muitas nuvens
Domingo (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias