Quinta, 28 de Maio de 2020 02:13
(49) 9 9144-8787
Geral JUSTIÇA

Autor de áudio fake sobre morte por coronavírus no Sul de SC é denunciado pelo MP

Homem dizia na gravação que rapaz tinha morrido do coração, e não vítima do Covid-19

20/05/2020 14h57
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
Arquivo NSC
Arquivo NSC

O autor do áudio que contesta a causa da morte de Aislan Crozeta Corrêa, 32 anos, vítima de coronavírus, foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC). O jovem morreu no início de abril em decorrência do Covid-19, porém na gravação o homem diz que Aislan tinha problemas cardíacos. Ele também acusa o governo de São Ludgero, município onde a vítima morava, de divulgar informações falsas. 

A família de Aislan precisou explicar, em diversas entrevistas, que o jovem era saudável e não pertencia a nenhum grupo de risco, situação que provocou grande abalo emocional nos familiares. No áudio, o homem também difamou o prefeito e a secretária municipal de Saúde, ao dizer que eles divulgaram "declaração falsa" da causa da morte. Os agentes públicos também precisaram emitir nota, na época, para desmentir o boato.

O homem, que não teve o nome divulgado pelo MP/SC, foi denunciado pelos crimes de calúnia e difamação, com penas aumentadas em um terço por serem contra funcionário público em razão de suas funções. Também é acusado por provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar ato capaz de produzir pânico ou tumulto.

A denúncia foi apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Braço do Norte nesta terça-feira (19). No áudio, o homem dizia que conhecia o paciente e que as demais mortes que estavam sendo contabilizadas como decorrentes da pandemia também tinham outras causas. Ao divulgar tais informações falsas, o denunciado provocou pânico e tumulto na população, segundo a denúncia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 02h06 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 23°

° Sensação
15.3 km/h Vento
59.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias