Quinta, 28 de Maio de 2020 02:00
(49) 9 9144-8787
Geral POLÊMICA

Documento indica que o Estado sabia que a Veigamed não podia importar respiradores

O requerimento será avaliado durante a tarde na Alesc.

20/05/2020 15h03
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
Freepik
Freepik

A cópia de um e-mail enviado pela empresa paulista Exxomed à Secretaria de Estado da Saúde  indica que o governo de Santa Catarina sabia desde o dia 2 de abril que os respiradores comprados pela Veigamed tinham representação exclusiva por outra empresa no Brasil, e não poderiam ter sido importados. Assinado pelo representante da Exxomed, Onofre Joaquim Rodrigues Neto, o e-mail foi endereçado ao então secretário adjunto, André Motta - hoje secretário de Estado da Saúde.

O documento chegou ao deputado estadual Milton Hobus, que denunciou o caso nesta manhã à Comissão Especial da Assembleia Legislativa, e pediu o afastamento de André Motta.

O advogado da Exxomed, Leandro Guerreiro Guimarães, confirmou a autenticidade do e-mail à coluna. Segundo ele, a empresa não teve resposta do governo de Santa Catarina. No texto, o representante da Exxomed diz que soube da negociação da Veigamed e alerta para a exclusividade:

"Venho informar (que) esta empresa não tem autorização para esta compra na fábrica e nem autorização para venda e comercialização emitida pela Exxomed". E continua: "não reconheço a operação e a fábrica também não reconhece".

O texto afirma, ainda, que a Exxomed vinha trazendo os equipamentos ao Brasil por preço mais baixo do que o negociado pela Veigamed, de US$ 31 mil. 

A Exxomed se colocou à disposição da Deic para avaliar as condições dos respiradores comprados pela Veigamed, que estão retidos no aeroporto de Florianópolis. A empresa também notificou a alfândega da Receita Federal e a Anvisa sobre o contrato de exclusividade para importação.  

O advogado informou que a Exxomed se colocou à disposição das autoridades para avaliar o estado dos respiradores, se sofreram alguma adulteração ou avaria e se são de fato o modelo vendido ao Estado.

O Governo de Santa Catarina ainda não se manifestou.

Veja o conteúdo do e-mail:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 01h56 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 23°

° Sensação
15.3 km/h Vento
59.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias