Quinta, 28 de Maio de 2020 01:20
(49) 9 9144-8787
Saúde Blumenau

Um em cada seis testes de Covid-19 feitos em Blumenau dá positivo

Dos 3.151 testes para detectar a Covid-19 feitos em Blumenau até terça-feira (19), 17%, o equivalente a 531, deram positivo.

20/05/2020 16h05
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
AFP
AFP

Ou seja, praticamente um em cada seis exames realizados apontaram que o paciente contraiu o novo coronavírus. A incidência é relativamente baixa, mas revela como, à primeira vista, a doença pode ser facilmente confundida com outros tipos de gripe, alerta o Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Justamente por causa dessa similaridade a prefeitura alterou o protocolo de testagem na cidade. Se no início apenas pacientes que apresentavam sintomas mais graves eram submetidos aos exames, desde o dia 20 de abril isso mudou. Agora os testes são feitos em todos que apresentam síndromes gripais, desde que atendam a critérios específicos. 

— Tomando isso como base, essa proporção de testes positivos mostra, na verdade, a nossa capacidade de assistência, que está sendo alta. As pessoas com sintomas procuram as unidades, são atendidas e testadas — avalia o secretário.

Dos 3 mil testes do tipo RT-PCR comprados pela prefeitura, cerca de 2 mil já foram aplicados. Este tipo de exame costuma ser feito a partir do terceiro dia do início dos sintomas e identifica se o vírus está ativo no organismo. Os demais são do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e de laboratórios particulares credenciados.

Os números foram levantados pela Secretaria de Promoção de Saúde de Blumenau a pedido da coluna, que questionou também quantos dos exames deram falso negativo. Em resposta, o município disse que não existe um levantamento desses dados, mas que, segundo a Vigilância Epidemiológica, o percentual é irrisório.

Segundo a secretaria, esse resultado normalmente apenas vai ocorrer se o teste for feito fora dos critérios. O paciente que atestar negativo só fará o exame novamente se apresentar sintomas ou outras situações clínicas que apontem possibilidade de infecção pelo novo coronavírus.

Em um mês, o município reforçou a testagem. No dia 20 de abril, eram 440 exames já realizados, com 95 casos confirmados. Desde então, foram 2.711 testes a mais, com a confirmação de 436 novos infectados. Essa política será mantida, já que a prefeitura recentemente adquiriu, em pregão, 15 mil novos exames rápidos, que devem chegar à cidade até o fim de maio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 01h15 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 23°

° Sensação
15.2 km/h Vento
66.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias