Quinta, 28 de Maio de 2020 00:44
(49) 9 9144-8787
Saúde Santa Cecília

Delegacia de Polícia de Santa Cecília é fechada após caso de coronavírus

Sete profissionais são monitorados após um detento testar positivo para a doença; Ocorrências serão atendidas pela delegacia de Caçador, a cerca de 75 Km

21/05/2020 00h36
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Reprodução
Reprodução

A Delegacia de Polícia de Santa Cecília, no Oeste de Santa Catarina, precisou ser fechada temporariamente após um detento testar positivo para coronavírus. O diagnóstico da doença saiu nesta terça-feira (19).

Todos os serviços foram suspensos na manhã desta quarta (20), mas devem ser retomados na próxima segunda (25). A Secretaria Municipal de Saúde realizará desinfecção da unidade policial e das viaturas antes do retorno das atividades. 

As ocorrências policiais, por enquanto, serão atendidas pela 10ª Delegacia de Polícia de Caçador, que fica a cerca de 75 quilômetros de Santa Cecília. Boletins de Ocorrência também podem ser registrados pela internet. 

Sete profissionais que tiveram contato com o detento ou apresentaram sintomas estão sendo monitorados pelo município, inclusive o delegado da unidade policial.  

Abordagem do detento 

Sobre o caso, o delegado Cassiano Tiburski, responsável pela delegacia, informou ao nd+ que o detento infectado foi abordado com outro homem em via pública, na manhã de terça-feira (12).

Os policiais faziam rondas após uma tentativa de furto que aconteceu no município horas antes. “Eu e meu colegas estávamos passando de viatura e se deparamos com eles, aí fizemos a abordagem. Seguimos todos os protocolos de segurança para esse tipo de ação, como o uso de luvas e máscaras”, disse Tiburski. 

No episódio, conforme o delegado, foi constatado que o homem, de 25 anos, estava foragido do Presídio de Caçador. Com isso, foi levado à Delegacia de Polícia de Santa Cecília, onde foi registrado a captura em um Boletim de Ocorrência e, também, feita a notificação ao Fórum da Comarca.

“Ficamos por duas horas com ele na delegacia em uma cela provisória, depois foi encaminhado ao presídio. Lá, foi colocado em uma cela isolada”,  explicou o delegado. 

Tiburski contou que ele e alguns colegas apresentaram sintomas isolados. “Nada severo, por exemplo, ontem amanheci com tosse”, contou.  “Dois colegas já realizaram o teste, mas para evitar um falso negativo, optamos por fazer um mais seguro e o resultado deve sair somente na segunda. A princípio, vamos aguardar o resultado dos testes para reabrir a delegacia”, completou. 

Detento é monitorado 

Em nota, o Deap (Departamento de Administração Prisional) informou que foram seguidos todos os protocolos necessários para o isolamento do detento no Presídio Regional de Caçador.  Não foi informado o estado de saúde do homem. 

Nota na íntegra 

O Departamento de Administração Prisional (Deap) informa que um preso do Presídio Regional de Caçador testou positivo para Covid-19. Ele ingressou no dia 12/05 e, conforme protocolo, foi encaminhado para área de isolamento, onde permanece até o momento. Desde o dia 13 de março, foram confirmados quatro casos de Covid-19 em internos nas unidades prisionais do estado. 

Município monitora 

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Elton Gandin, uma equipe acompanha o caso. “Estamos fazendo um trabalho de rastrear todos da família desse paciente que está preso, são moradores de Santa Cecília”, destacou. 

Gandin afirmou que o primeiro passo foi chamar todos os colaboradores, inclusive o delegado que participou da ação, para realizar uma entrevista e o teste. “Vamos buscar os familiares para saber onde esse paciente andou enquanto estava foragido do presídio”, completou. Com esse, três casos de Covid-19 foram registrados no município. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 00h35 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 23°

° Sensação
15.2 km/h Vento
66.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias