Domingo, 31 de Maio de 2020 04:09
(49) 99110-3040
Saúde Covid-19

Santa Catarina chega a 5.499 casos e 94 mortes, e anuncia liberação de cirurgias eletivas

Os casos são distribuídos em 177 cidades, e as mortes, em 42. As últimas três mortes possuíam comorbidades. São 13,1 mortes por milhão no estado, ao passo que no país são 85,8 por milhão

21/05/2020 01h21 Atualizada há 1 semana
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Reprodução / Oeste em Foco
Reprodução / Oeste em Foco

Santa Catarina confirma 5.499 casos e 94 mortes pelo novo coronavírus em coletiva nesta quarta (20). A alta é de 86 casos e 3 mortes em 24h, que vem logo após o maior número de mortes em um dia, alta de seis, registrada na quarta.

Os casos são distribuídos em 177 cidades, e as mortes, em 42. As últimas três mortes possuíam comorbidades. São 13,1 mortes por milhão no estado, ao passo que no país são 85,8 por milhão.

O governador Carlos Moisés (PSL) anunciou que uma portaria será editada em breve para regramento e  retorno de cirurgias eletivas, aquelas que podem ser postergadas por mais de um ano sem danos à saúde do paciente. As demais já estavam sendo realizadas no período, em virtude de serem essenciais.

Ao anunciar a medida, o governador ressaltou, como em outros momentos, que não se trata de um aval para “retornar à normalidade”, e que a portaria deve incluir também as consultas ambulatoriais.

No estado, Chapecó segue sendo o município com o maior número de casos, após ultrapassar Florianópolis no fim da semana passada.

Cloroquina e Isolamento Socia

Quanto ao novo protocolo do Ministério da Saúde sobre o uso da cloroquina, o secretário da saúde pontuou que o estado já segue na indicação e utilização do medicamento, e espera que os resultados futuros chancelem esta decisão.

O isolamento social, já citado como preocupante pelo Secretário de Estado da Saúde, teve alta após o fim de semana, ficando na casa dos 50%, mas voltou a cair. Atualmente, a In Loco, empresa que realiza o mapeamento, aponta o estado 38,3% no índice.

Leitos de UTI

No estado, 58% dos leitos de UTI estão ocupados e, destes, 13% são destinados a pacientes acometidos pela Covid-19. Atualmente são 107 pacientes com o novo coronavírus em tratamento intensivo, dos quais 64 necessitam de ventilação mecânica.

A média de permanência segue estável em 14,4 dias, e atualmente já foram 429 pacientes que saíram da UTI para leitos de enfermagem, em virtude de melhora no quadro. No total, em todo o estado, são 508 leitos disponíveis até a publicação desta reportagem.

Agronegócio

Nesta coletiva também esteve presente o Secretário da Agricultura, Ricardo Miotto, que chamou atenção para o problema da estiagem que prejudica o estado desde a metade do ano passado, e agora se soma com o problema da pandemia.

A pasta irá anuncia disponibilização de 30 mil para pagamento em 5 anos sem juros, além da subvenção de juros para pequenas agroindústrias, prorrogação de vencimento de parcelas de financiamento para agosto e aporte de R$ 1,5 milhão do Fundo de Desenvolvimento Rural.

Este valor em específico encontra-se no fim, o que demandará novos planejamentos de verba para a pasta. Miotto ressaltou que esses programas são vinculados à Epagri, órgão que deve ser procurado pelo agricultor em seu município caso o mesmo deseje aderir a uma das medidas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 04h01 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 26°

21° Sensação
14 km/h Vento
80.6% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (01/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 15°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias