Quarta, 03 de Junho de 2020 08:54
(49) 99110-3040
Geral Situação delicada!

Satélite visualiza imagens modificadas pela estiagem no Extremo-Oeste

A diferença é tanta, que pode ser vista do espaço. É o que relata Kleber Trabaquini, pesquisador da Epagri e doutor em sensoriamento remoto

21/05/2020 22h04
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Senar
Divulgação
Divulgação

A estiagem que atinge Santa Catarina desde janeiro vem modificando paisagens. No trecho que passa por Itapiranga, por exemplo, o Rio Uruguai está quase irreconhecível. A diferença é tanta, que pode ser vista do espaço. É o que relata Kleber Trabaquini, pesquisador da Epagri e doutor em sensoriamento remoto.

O pesquisador apresenta imagens de um satélite europeu que mostram o nível do rio muito abaixo do normal, na comparação entre as cenas deste ano e do mesmo período do ano passado. “Devido à forte estiagem que a região enfrenta, a calha do rio está exposta e pode ser captada por imagens orbitais. A Epagri vem acompanhando a estiagem, que vem causando diversos danos, como quebra da safra agrícola, bem como com quedas significativas no nível dos rios, o que impacta no abastecimento de água da população catarinense”, descreve Kleber, acrescentando que as informações estão disponíveis no site da Epagri/Ciram.

Kleber relata que o Rio Uruguai começou a demonstrar sinais da estiagem já em janeiro deste ano. Naquela ocasião, rochas que ficam no leito do rio já podiam ser visualizadas através das imagens orbitais do satélite Sentinel-2.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 08h47 - Fonte: Climatempo
10°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 21°

° Sensação
12.4 km/h Vento
60.2% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (04/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 17°

Chuvoso
Sexta (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias