Segunda, 13 de Julho de 2020 14:48
(49) 99110-3040
Saúde Palmitos

Idosa morre por coronavírus em Palmitos e 16 internos de asilo testam positivo

Entre internos e profissionais, casa registrou 21 casos; Instituição aguarda aprovação de verba da Prefeitura para cuidados aos idosos

31/05/2020 10h23
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Reprodução / Redes Sociais
Reprodução / Redes Sociais

Nádja Früstöckl, de 86 anos, foi a primeira moradora de Palmitos, no Oeste catarinense, a morrer em decorrência da contaminação por Covid-19. Ela era interna da casa de cuidados Nupai.

Após a contaminação de uma profissional, 16 idosos e cinco cuidadores testaram positivo para a doença até então. A situação vem preocupando os responsáveis pela casa, que tem 44 internos.

Após isolarem os casos confirmados e com suspeita nas dependências de uma instituição religiosa do município, eles dependem de doações para garantir os cuidados dos idosos e contam com a aprovação de um aporte financeiro do município.

Natural de Palmitos, Nádja era idosa, apresentava câncer de mama e Alzheimer, o que a fazia integrar o grupo de risco. O teste dele teve resultado positivo no dia 24 de maio, quando foi internada no Hospital Regional de Palmitos. Depois de três dias, ela não resistiu e morreu.

Ela foi uma das primeiras moradoras da Nupai a testar positivo para a Covid-19. As dependências da casa contam com quartos compartilhados, onde dormem de dois a três idosos. Em função da dificuldade de garantir isolamento, todas as visitas aos idosos estão proibidas desde março.

A contaminação começou através de uma servidora da instituição, que testou positivo para a Covid-19 no dia 20 de maio. Nos dias seguintes, a Prefeitura realizou testes rápidos nos idosos e, até então, 16 internos e quatro servidores também tiveram resposta positiva para o novo vírus.

Idosos contaminados foram isolados

De acordo com Débora Riese, enfermeira técnica responsável pela casa, no início desta semana o lar conseguiu deslocar 24 internos, entre casos confirmados e com sintomas, para as dependência da Cefap, local administrado por uma instituição religiosa do município.

Outros 13 idosos que não apresentaram sintomas e testaram negativo para a Covid-19 permaneceram na casa, depois que o local passou por desinfecção. As equipes de cuidado também se dividiram, com profissionais que atuam no Cefap e na casa de cuidados.

Entretanto, a enfermeira critica a falta de apoio do município para com a casa, principalmente em orientar a atuação do local frente a contaminação por Covid-19. “Precisamos de um plano de contingência que envolvesse a prefeitura. Estamos todos perdidos” desabafa a enfermeira.

Custos

Débora também afirmou que a casa não tem dado conta de arcar com o aumento das despesas. Os produtos de cuidados, proteção e desinfecção da casa tem sido adquiridos pelos proprietários, uma organização privadas sem fins lucrativos.

Dentre as compras estão EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e desinfetantes, cujo litro custa R$ 300, afirma a profissional. A Nupai também tem contado com doações para garantir a manutenção.

Após reunião com o poder público no último dia 26, a Câmara de Vereadores do município votará um projeto de pode destinar R$ 100 mil, entre verbas da prefeitura e da Câmara de Vereadores, à casa neste período, informou a Secretaria de Saúde.

A pasta também afirmou que tem garantido o transporte dos internos ao Cefap, e ressaltou que a casa tem caráter privado.

Infecção por Covd-19 em asilos

Em Camboriú, no Vale do Itajaí, duas casas de repouso também registraram surtos de coronavírus entre os residentes. Até o dia 24 de abril, 11 moradores das duas casas testaram positivo para a Covid-19. Já em Antônio Carlos, até então, cinco moradores de um asilo do município perderam a vida para a Covid-19.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 14h34 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 20°

20° Sensação
11.2 km/h Vento
70.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Sol com algumas nuvens
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Geada
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias