Segunda, 13 de Julho de 2020 14:21
(49) 99110-3040
Saúde Fique por dentro!

Perda de peso e sangue nas fezes é sinal de problemas no aparelho digestivo

Médico do Hospital Santa Isabel alerta para os sintomas e tratamento adequado

31/05/2020 16h22
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Divulgação
Divulgação

Os problemas digestivos podem surgir em qualquer fase da vida, mas estudos demonstram que sintomas como dor e desconforto na parte superior do abdômen, a chamada dispepsia, prevalece entre os jovens e pessoas de meia idade – entre 20 e 45 anos. Este problema digestivo é mais comum em mulheres. Os sintomas habituais que indicam problemas na saúde digestiva são dor epigástrica, estufamento, saciedade precoce, azia, regurgitação, entre outros. Mas, é importante ficar atento a outros sintomas: disfagia – que é a dificuldade e desconforto ao engolir, perda considerável de peso, anemia e sangue nas fezes. Esses sinais que o corpo nos dá merecem atenção! Ao surgimento desses problemas, principalmente em idosos, o paciente deve procurar um especialista: podem ser indícios de problemas de maior gravidade.

De acordo com o Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva, especialista em Gastroenterologia, Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, o tratamento dos sintomas digestivos vai depender da origem do problema. “De um modo geral, o processo de recuperação consiste na combinação de hábitos saudáveis, como: não fumar, evitar álcool em demasia, praticar atividades físicas, além de dieta acompanhada por especialista. Também são receitadas medicações, como a terapia de supressão ácida e agentes utilizados no controle dos distúrbios motores do trato digestivo”, explica o especialista. Tratar a ansiedade também influencia positivamente no controle dos sintomas. Os problemas relacionados a saúde digestiva devem ser acompanhados pelo médico Gastroenterologista, que vai direcionar o paciente para o melhor tratamento.

O Dr. Pedro Eduardo alerta: não se deve tomar medicação para problemas digestivos sem orientação médica! “As consequências do uso de inibidores de bombas de prótons, como o omeprazol, sem orientação podem ser: insuficiência renal, hipomagnesemia e outros problemas digestivos graves.

Alimentação adequada

A alimentação é um dos fatores que mais contribuem para o surgimento e o tratamento de problemas digestivos. Alguns dos alimentos que podem desencadear desconfortos digestivos são: frituras, gorduras, café, frutas cítricas, bebidas gaseificadas, alimentos condimentados, temperos, alimentos formadores de gases – como o feijão, açúcares complexos – como lactose e frutose, e outros de acordo com a sensibilidade do organismo de cada paciente. “Para manter um hábito intestinal estável, é interessante a ingestão de uma quantidade adequada de fibras diariamente, além de manter o corpo hidratado. Gorduras e carnes vermelhas não são interessantes para manter um bom hábito intestinal”, orienta o especialista.

Aspecto emocional

“No aspecto emocional, é importante a participação do médico investigando e assegurando ao paciente a natureza não orgânica da doença, isso é: quando a origem dos sintomas é emocional. Em algumas ocasiões pode haver necessidade do tratamento da ansiedade, com terapia comportamental e antidepressivos”, completa o Dr. Pedro Eduardo. Caso necessário, o paciente será encaminhado a profissionais de psicologia, cujo acompanhamento pode resultar em melhora dos sintomas gastrintestinais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 14h14 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 20°

20° Sensação
11.2 km/h Vento
70.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Sol com algumas nuvens
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Geada
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias