Terça, 07 de Julho de 2020 00:57
(49) 99110-3040
Saúde Estatísticas!

SC salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

Enquanto no Brasil a média é de 264,3 casos por 100 mil habitantes, em Santa Catarina esse número cai quase pela metade (134,8)

05/06/2020 11h11
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Secom
Robson Valverde | SES
Robson Valverde | SES

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de casos da doença entre 100 mil habitantes está entre os menores do país. Em 10 semanas, o estado saltou 16 posições na comparação com outras unidades da federação. Os números também comprovam achatamento da curva e um ritmo de contágio inferior à média nacional.

Enquanto no Brasil a média é de 264,3 casos por 100 mil habitantes, em Santa Catarina esse número cai quase pela metade (134,8).  As medidas adotadas pelo Governo de Santa Catarina também mostram um cenário mais favorável em relação a outros estados, que tiveram um avanço mais rápido da doença. Logo após o primeiro decreto estadual com ações restritivas, ao ser detectado o primeiro caso de transmissão comunitário catarinense, o estado aparecia na 23ª posição no levantamento. Com as medidas adotadas, após mais de dois meses, saltou para a sétima melhor posição.

“O Governo tem atuado desde o início da pandemia para conter a disseminação do novo coronavírus e preservar vidas. Foram medidas difíceis, que exigiram coragem, mas que garantiram esse quadro mais favorável neste momento”, reforça o governador Carlos Moisés.

Com 9.660 casos confirmados, dos quais 5.828 já estão recuperados, e 148 mortes por Covid-19, o estado registra uma taxa de letalidade de 1,53% - a menor entre os estados do Sul e Sudeste.

Preparação da rede hospitalar

Além das medidas restritivas balizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), outro ponto importante foi a preparação da rede hospitalar para atendimento dos pacientes. Desde o início da pandemia, o Governo do Estado, por meio da SES, abriu mais de 500 novos leitos de UTI.

“São vagas que foram abertas em todas as regiões do estado para prestar atendimento a esses pacientes. É um trabalho constante do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para monitorar e atender a demanda. Nossa luta é para garantir que não existam mais óbitos”, acrescenta o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Desde o início do combate ao novo coronavírus, o Estado também ampliou a testagem. Já foram realizados mais de 44 mil testes em Santa Catarina, o que auxilia na tomada de decisões e monitoramento da doença. Santa Catarina registrou um aumento de 85% do número de exames feitos no mês de maio em comparação ao mês de abril.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 00h39 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 20°

17° Sensação
8.2 km/h Vento
94.7% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 16°

Geada
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias