Uma reunião com membros do Conselho Municipal da Defesa Civil de Descanso, foi pautada pela reivindicação de famílias atingidas pelo tornado que cobriram suas casas antes da chegada das telhas enviadas pela Defesa Civil Estadual. “O principal objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de entregar as telhas a essas famílias, mas os critérios são claros. Queríamos poder ajudar todos, sabemos da necessidade dessas famílias e por isso propomos discutir essa situação, mas infelizmente precisamos seguir os critérios da Defesa Civil Estadual”, explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, Élcio Jeziur.
Conforme o coordenador da Defesa Civil Regional, Sidinei Dezordi, a instrução normativa 02 da Defesa Civil especifica os critérios de entrega desse material. “O artigo 2º, inciso terceiro, descreve que as ações têm por finalidade manter a integridade física e restaurar as condições de vida das pessoas afetadas pelo desastre até o retorno à normalidade. Então, ao cobrir a casa, entende-se que já houve o retorno à normalidade, ou seja, não há a necessidade de fazer a entrega das telhas, isso vale para todos os municípios atingidos", explica.
Segundo o prefeito Sadi Bonamigo, o Governo Municipal tem trabalhado fortemente para atender as famílias atingidas. “Desde o desastre estamos fazendo o possível para ajudar as famílias dentro da legalidade. É uma situação difícil, mas precisamos levantar a cabeça e seguir em frente respeitando as orientações da Defesa Civil”, destaca.
Durante a reunião também foi abordado a entrega dos donativos às famílias atingidas, recebidos pela Central de Recebimentos de Doações. Nesse sentido, a equipe da Secretaria de Assistência Social está realizando visitas a todas as famílias a fim de fazer um novo levantamento das atuais necessidades.
Além disso, foi discutido os encaminhamentos do projeto de repasse de aproximadamente R$ 25 mil pela Comarca de Descanso ao Fundo Municipal da Defesa Civil. “O recurso será usado para a compra de material de construção que será repassado às famílias que se enquadram nos critérios discutidos na reunião e que será finalizado após o levantamento da equipe da Secretaria de Assistência Social”, finaliza Élcio.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 27°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuva