Sexta, 03 de Julho de 2020 20:27
(49) 99110-3040
Educação ENEM ENCCEJA

Disponibilizados microdados e sinopses estatísticas de 2019 para Encceja e Enem

A disseminação de informações educacionais produzidas pelo Inep faz parte das atribuições da autarquia.

29/06/2020 14h59
Por: Maico Zanotelli Fonte: Oeste em Foco / Inep
Reprodução / Oeste em Foco
Reprodução / Oeste em Foco

Os microdados e as sinopses estatísticas das aplicações de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram publicados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira, 26 de junho. A divulgação atende às diretrizes da política de dados abertos e à demanda por informações específicas sobre os exames.

Os microdados exigem softwares estatísticos (formato de arquivo CSV) e permitem o cruzamento de variáveis. Pesquisadores, gestores públicos e jornalistas podem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas acerca dos dados disponíveis. As sinopses têm dois formatos para consulta: XLSX e ODS. Os bancos de dados são disponibilizados na aba Dados Abertos do portal do instituto e atendem aos parâmetros da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Enem – A sinopse estatística do Enem 2019 apresenta tabelas com informações organizadas sobre número e perfil dos inscritos, inclusive com distinção para egressos, concluintes e cursistas. Também estão disponíveis dados sobre fatores de contexto, apurados pelo questionário respondido no ato da inscrição, além do desempenho em cada área do conhecimento. Os microdados contém o menor nível de desagregação dos dados, com informações gerais sobre a realização das provas, a caracterização do participante, a escola que declarou ter frequentado e as notas das provas objetivas e de redação. Entre os materiais de apoio para acesso dos usuários, há um dicionário que contém algumas variáveis contidas nas bases de dados.

Encceja – Os microdados do Encceja 2019 trazem as informações dos três tipos de aplicação: nacional, exterior e para pessoas privadas de liberdade (PPL). É possível consultar nas tabelas o perfil dos participantes a partir de informações como idade, sexo e desempenho nas provas. A tabulação das respostas ao questionário socioeconômico contém os fatores contextuais dos participantes. As sinopses do Encceja apresentam tabelas com quantitativos de cada perfil de inscrito, por região geográfica e proficiência por área de conhecimento.

Os usuários encontram os microdados do Enem desde a sua criação, em 1998, e as sinopses, de 2009 em diante. Estão publicadas as sinopses do Encceja a partir de 2015 e os microdados desde 2014.

Inep – Autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Inep tem a missão de subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 20h20 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 13°

° Sensação
12.9 km/h Vento
67.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Geada
Domingo (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias