Segunda, 03 de Agosto de 2020 15:10
(49) 99110-3040
Geral Alerta!

Meteorologista aponta formação de novo ciclone na semana que vem

Diferente do ocorrido nos últimos dias, o fenômeno não deverá ser da mesma intensidade

03/07/2020 12h44 Atualizada há 1 mês
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
Reprodução
Reprodução

Depois de tudo que aconteceu na última terça-feira (30) é completamente normal que as pessoas fiquem extremamente preocupadas quando na previsão do tempo surgir novamente o termo ciclone. A memória recente do ocorrido deixa - especialmente em quem teve prejuízo - um verdadeiro pavor quando se lê que um outro ciclone poderá influenciar o tempo.

ATENÇÃO

Os simuladores do tempo mostram que sim. No decorrer da próxima terça-feira um novo ciclone deverá se deslocar pelo Sul do Brasil. Porém, importante destacar que não deverá ser da mesma intensidade.

PARA ENTENDER

Um ciclone é mais intenso ou menos intenso pela queda da pressão do ar no seu centro. Segundo o meteorologista, Leandro Puchalski, o último ciclone chegou a ter 975 hPa (hectopascal, unidade de pressão). Algo muito baixo. Ele teve uma queda muito acentuada em poucas horas, 1hPa por hora, que classificou como um ciclone explosivo, bomba.

O próximo ciclone previsto não deverá ter essa diminuição tão rápida. A pressão menor prevista, por enquanto, deverá ser em torno de 1006 a 1003 hPA, ou seja, menos intenso.

OUTRO FATOR MUITO IMPORTANTE

Para ter mais ou menos intensidade um temporal provocando pelo processo de formação de um ciclone, é necessário saber a posição que isso irá ocorrer. Hoje é sexta, estamos a 4 dias da possibilidade do evento. Com essa antecedência é difícil ter uma informação de qualidade em termos de posição desse ciclone. Isso faz todo diferencial entre uma região ter temporal ou não.

Para ilustrar, Puchalski separou dois simuladores que mostram previsões diferentes para o fenômeno. O primeiro mostra ele entre SC e RS.

(Foto: CMC)

No outro simulador abaixo temos uma posição prevista mais ao Sul entre o RS e Uruguai

A letra B mostra a posição esperada do ciclone
A letra B mostra a posição esperada do ciclone
(Foto: CMC)

RESUMINDO

A previsão que temos hoje é que na próxima terça-feira teremos o deslocamento de um ciclone pelo Sul do Brasil menos intenso que o ciclone da última terça. Não tem previsão desse próximo ser um bomba.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 15h00 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 24°

24° Sensação
6.9 km/h Vento
30.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol
Quarta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias