Segunda, 03 de Agosto de 2020 15:16
(49) 99110-3040
Geral Fique por dentro!

As diferenças entre o ciclone bomba e o desta semana em SC

Confira os apontamentos feitos pelo meteorologista, Leandro Puchalski

05/07/2020 14h17
Por: Júnior Recalcati Fonte: NSC
Reprodução
Reprodução

O que mais tenho recebido nas redes sociais nos últimos dias são duvidas sobre o ciclone desta semana. Terá? Será mais intenso? Como já escrevi na última sexta, sim. Teremos um outro ciclone extratropical. Vamos ter um novo ciclone nesta semana aqui no Sul do Brasil. Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Será tão intenso quanto o da semana passada? Pelo que temos hoje de previsão, não! Será menos intenso. Aponta o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski.

PRÓXIMO CICLONE X CICLONE BOMBA

Como escrevi em uma outra coluna o que provocou os ventos acima de 100 km/h na semana passada foi uma Linha de Instabilidade (LI) que surgiu a partir do ciclone bomba que se formou pelo RS. Estas LI fazem parte dos sistemas meteorológicos que provocam vento muito forte em SC. Provavelmente foi muito forte porque se tratava de um ciclone bomba, ou seja, muito intenso.

Este próximo não tem previsão de ser tão intenso. Para terem ideia, as projeções são que ao passar pelo continente este ciclone tenha 1007 a 1009 hpa (hectopascal). Chegando a 1000 hpa quando tiver no mar lá pela quarta-feira. O bomba teve momentos bem baixo de 1000hpa, ou seja, bem mais intenso.

O QUE ESTÁ PREVISTO E QUAL O PERÍODO DE MAIOR ATENÇÃO

Levando em consideração que este próximo terá um mecanismo muito parecido com o da semana passada, destaco que na terça-feira de manhã já há chance de vento forte no Oeste - mais nas cidades próximas do PR. Mais para o início da tarde, o vento aumenta em direção a Serra.

No seu processo de formação e deslocamento o ciclone gera uma frente fria - nuvens de chuva - que deverá cruzar SC de Oeste para o Litoral entre a madrugada de terça para a manhã de quarta. 

É dentro desse deslocamento que novamente uma Linha de Instabilidade - nuvens de temporais uma do lado da outra - poderá se formar trazendo vento forte com chuva e raios por um período bem curto.

Hoje a previsão aponta que neste momento poderemos ter ventos de 60 a 80 km/h. Na madrugada de terça para quarta atenção para o Oeste até a Serra. Na manhã de quarta, da Serra para o Litoral.

IMPORTANTE: como este novo ciclone não será tão forte, essa Linha de instabilidade poderá nem se formar. Porém, se formando a previsão é que não seja tão extensa e intensa quanto a última, ou seja, muito menos cidades terão a passagem dela com ventos não tão fortes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 15h00 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 24°

24° Sensação
6.9 km/h Vento
30.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol
Quarta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias