Quinta, 13 de Agosto de 2020 22:57
(49) 99110-3040
Tecnologia Alerta

Avast alerta para jogos com conteúdo malicioso na Play Store

No entanto, é necessário que o usuário esteja atento aos games que instala em seu smartphone.

09/07/2020 19h39
Por: Maico Zanotelli Fonte: Agência Entre Aspas
Reprodução / Oeste em Foco
Reprodução / Oeste em Foco

Os jogos mobile são uma das fontes de diversão mais acessadas pelos brasileiros. Quem faz o alerta é a Avast, empresa de segurança digital, que descobriu ações maliciosas de adwares presentes em aplicações disponíveis na Google Play Store.

Esses agentes maliciosos são conhecidos como HiddenAds (ou propagandas escondidas, em português). A dita “publicidade”, contudo, engana as condições de anúncios do Android, e acaba poluindo o seu smartphone com propagandas e banners indesejados.

Ao todo, a Avast identificou 47 games que são jogáveis, mas apresentam um péssimo desempenho, travando o sistema operacional do aparelho. Isso acontece porque o principal objetivo desses apps não é proporcionar diversão, mas sim instalar diversos adwares e impedir que eles sejam encontrados e removidos – se escondendo em pastas de difícil acesso e continuando a exibir propagandas mesmo após a desinstalação.

Saiba se proteger

Uma forma de evitar esse problema é olhar as reviews e garantir que o app é confiável antes de fazer a instalação. Bons exemplo dessas aplicações são as melhores casas de apostas online do Brasil, que se mostram como maneiras seguras e confiáveis de se divertir no navegador do celular.

Mas se você não abre mão de ter um game mobile instalado no seu dispositivo, é preciso muita atenção. Confia abaixo uma lista com 11 jogos inseguros, que contém HiddenAds:

Throw into Space

Divide it – Cut e Slice Game

Tony Shoot – NEW

Assassin Legend

Stacking Guys

Save Your Boy

Assassin Hunter 2020

Stealing Run

Fly Skater 2020

Disc Go

Draw Color by Number

Caso você tenha instalado algum desses jogos no seu aparelho, o mais indicado é a desinstalação. Junto com Índia, México, Turquia e Argentina, o Brasil está entre os países que mais sofreram ataques de HiddenAds nos últimos meses (com 21% do número total). Além de irritantes, essas propagandas costumam comprometer o desempenho dos smartphones. De acordo com a Avast, os jogos infectados já contam com mais de 15 milhões de downloads – e continuam no ar mesmo após a denúncia.

Nas lojas de apps, é muito fácil identificar se o game é um Adware, basta ficar de olho nos comentários dos usuários que já baixaram o aplicativo. Geralmente, essa área é cheia de reclamações de desempenho e excesso de propagandas. É importante também sempre ler a descrição das aplicações e reparar se ela é muito genérica, o que levanta desconfiança.

Por que meu smartphone está lento?

Apesar de ser uma função de origem dos celulares, o recurso de realizar ligações está sendo deixado cada vez mais de lado. Diversos aplicativos já permitem a troca de mensagens, transferências bancárias, reprodução de músicas e filmes e, até mesmo, encontrar um novo amor.

Porém, com tamanha variedade à disposição, é comum que os smartphones fiquem cheios de apps que são usados pouquíssimas vezes, mas que ocupam muita memória. Esse comportamento é extremamente prejudicial para o desempenho dos aparelhos, pois os deixa mais lentos.

Hardware, software e configurações do aparelho contam muito, mas, para que o celular tenha seu desempenho melhorado, é preciso que o usuário também o use corretamente. Muitas pessoas reclamam que, quando compraram o celular, ele era mais rápido e não travava, mas não levam em consideração a quantidade de aplicativos que está instalada e o número de vídeos e fotos que ocupam a sua memória.

Para evitar que seu aparelho fique lento, basta seguir algumas dicas básicas. Confira:

1 – Desinstale os aplicativos que você não usa ou não precisa mais.

2 – Mantenha o sistema operacional do aparelho atualizado.

3 – Deixe a sua tela inicial limpa.

4 – Sempre que possível, libere espaço para o armazenamento de novos arquivos.

5 – Diminua as tarefas em segundo plano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 22h43 - Fonte: Climatempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 20°

16° Sensação
8.1 km/h Vento
91.8% Umidade do ar
67% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias