Sexta, 07 de Agosto de 2020 09:23
(49) 99110-3040
Segurança Pública Ação policial!

PF desarticula esquema de contrabando e descaminho na Fronteira

Mandados judiciais foram cumpridos em Barracão (PR), Dionísio Cerqueira e Guarujá do Sul

14/07/2020 10h57
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Polícia Federal
Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (14), duas ações de combate ao contrabando e descaminho de produtos estrangeiros na região de fronteira com a Argentina As ações contam com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o delegado, Daniel Reschke, na primeira ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Chapecó.

Também havia autorização para o sequestro de automóveis de integrantes de um grupo criminoso que atuava na fronteira. Conforme as investigações, eles praticavam contrabando de camarão e descaminho de vinhos argentinos, além de outros produtos. 

Um dos locais de busca, que não teve o endereço divulgado, é uma oficina mecânica. Segundo a PF, o local era usado pelo grupo para a manutenção dos veículos utilizados nos crimes. 

Segunda ação  

São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um de sequestro de automóvel, a pedido da 3ª Vara Federal em Foz do Iguaçu (PR).

Em nota, a PF informou que a operação é continuidade de investigação iniciada no fim de janeiro de 2020. Na época, policiais militares de Barracão (PR) e de Dionísio Cerqueira localizaram um depósito de camarão congelado e vinhos argentinos no município paranaense.

“Foram obtidos fortes indícios de que três dos envolvidos naquele evento, que haviam empreendido fuga, fazem parte do grupo criminoso acima referido”, menciona o delegado. 

Os mandados judiciais foram cumpridos em endereços localizados nos municípios de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e Barracão. 

A dinâmica do crime

Para os crimes, de acordo com a polícia, eram utilizados veículos locados com fraude e não restituídos. Além disso, os contrabandistas também usavam carros furtados, roubados ou que possuíam restrições decretadas judicialmente. 

“Em muitos desses veículos foi constatada a utilização de placas falsas e a instalação de rádios transceptores, utilizados tanto para acompanhar as comunicações das forças policiais como para comunicação entre os integrantes do grupo durante as empreitadas criminosas, nas quais costumavam ser utilizados batedores”, completa Reschke.

Durante a investigação, em diversas ocorrências atendidas pelas forças policiais, com apoio da Receita Federal, foram apreendidos 19 veículos, 850 caixas de vinho e grandes quantidades de camarão, desodorantes, cigarros e “papel seda”.

Os integrantes da organização criminosa são investigados pelos crimes de descaminho, contrabando, receptação, uso de documento falso,  associação criminosa e crime de telecomunicações.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 09h11 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 24°

20° Sensação
21.3 km/h Vento
45.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias