Segunda, 10 de Agosto de 2020 22:29
(49) 99110-3040
Saúde Coluna Buna Antunes

Psicologia, ciência, fé e religião:

entendendo alguns conceitos.

22/07/2020 12h40
Por: Bruna Antunes Fonte: Oeste em Foco
Oeste em Foco
Oeste em Foco

Psicologia, ciência, fé e religião: entendendo alguns conceitos.

 

Diante de toda a pandemia que vivenciamos, diversas facetas do ser humano ressurgiram. Uma nova forma de olhar e de sentir o mundo e tudo o que o cerca desabrochou em muita gente. Novos olhares sobre antigas situações, novos tempos em era de pandemia. Mistos de sensações.

 

O ser humano é parte física, mental e espiritual. Se essas conexões estiverem em equilíbrio, o ser humano tem saúde, tem paz. Cada uma dessas esferas completa a outra.

 

A psicologia trabalha o movimento das emoções, como elas atuam, o que o humano faz e o que não faz, como o ser humano lida com o que acontece com ele, com suas experiências, vivencias, e como tudo isso faz com que ele se seja quem é. O processo terapêutico é o auxílio que o profissional da psicologia-psicólogo-oferece. A psicologia possui varais linhas de atuação, dependendo da abordagem escolhida pelo profissional. Usa-se em todas elas a escuta e o acolhimento como elementos primordiais. Algumas abordagens utilizam testes, meios interpretativos, análise, atividades lúdicas, técnicas de intervenção. Porém todas elas com o mesmo objetivo: levar a pessoa a autonomia e autoconhecimento. A psicologia é uma ciência, pois tem como objeto de estudo o ser humano.

 

Podemos definir a fé religiosa como a crença em um  Criador, em Deus, em um ser ou força maior, em poder, princípio sobrenatural. Todas as religiões buscam levar os seus membros a um encontro com Deus, com esse poder superior. Aqui é compreendido de forma particular, com características específicas, dentro de cada credo. Cada religião tem seu modo de buscar essa espiritualidade de um modo diferente, acreditando em coisas diferentes, através de orações, rituais e práticas distintas. Pela fé, busca-se um paz interior, sensação de bem estar total, de confiança em si, algo que não se pode ver, mas que se pode sentir, algo mais “sobrenatural”.

 

Muitas são as definições que as pessoas tem em particular para “religião”. Seria ao meu ver, como um tipo de caminho até algo que você acredita, que tem fé. 

Estar consciente de quem você é, através da terapia e/ou da espiritualidade, da fé da crença religiosa, confere um sentido maior à vida. Um por quê e para quê de estarmos aqui. Um questionamento nato ao ser humano!!

Procuramos uma missão no trabalho, na família, no dinheiro, nas atividades com as quais nos envolvemos. Chamamo-las de objetivos: “Qual o meu objetivo na vida?”

Essas perguntas sempre irão perseguir os seres humanos em alguma fase de sua vida. A forma com que a pessoa irá tentar buscar as respostas é pessoal e passível de toda forma de respeito.

Como nós podemos criar ainda mais conexão com o nosso espírito, com o mundo espiritual, com a espiritualidade em si e, também, com o espírito de outra pessoa? Como podemos crescer em alma e energia? O que preciso fazer para tornar-me alguém mais ligado a mim mesmo? Como me reconhecer e descobrir tudo que o que realmente posso fazer?

Ótimo mês!

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bruna Antunes
Sobre Bruna Antunes
Bruna Antunes, natural de Descanso, tem 32 anos, é Bacharel em Psicologia pela UNOESC de São Miguel do Oeste e graduada em Administração de Pessoas pela Uniasselvi, e atua como psicóloga do CRAS de São João do Oeste. A coluna objetiva abordar temas relacionados à psicologia de forma clara a fim de agregar conhecimentos e facilitar a interpretação dos leitores. Além disso, Bruna destaca reflexões sobre a importância e os cuidados necessários com a saúde mental.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 22h10 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

17° Sensação
21.2 km/h Vento
46.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol e Chuva
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias