Sexta, 07 de Agosto de 2020 21:04
(49) 99110-3040
Geral Combate à Covid-19!

Chapecó amplia restrições contra o coronavírus e prefeito afirma: "Aglomeração é deboche"

Decreto vai aumentar o valor da multa para quem descumprir as medidas e altera horário de funcionamento de alguns serviços

29/07/2020 12h52
Por: Júnior Recalcati Fonte: Diário Catarinense
Prefeitura de Chapecó
Prefeitura de Chapecó

Chapecó, quarto município de Santa Catarina com mais casos de coronavírus, vai ampliar as restrições no combate ao vírus. A partir de sexta-feira (31), o horário de atendimento de serviços de alimentação muda, e a multa para quem descumprir as medidas será ampliada. Também foi decretado feriado em dois domingos de agosto, para que os locais fiquem fechados.

Durante o anúncio das mudanças válidas pelas próximas duas semanas, o prefeito Luciano Buligon cobrou o comprometimento da população, e disse que o primeiro que descumprir as medidas será exposto por ele. O momento é de "estado de guerra", e "os direitos individuais não podem ser superiores aos direitos coletivos", reforçou.

- Aglomeração é um deboche para a pessoas que estão na linha de frente, para aquela mãe que deixa os filhos, usa uma máscara que marca seu rosto e está todos os dias na UTI, cuidando de pessoas que foram infectadas por outras pessoas - comentou o prefeito.

Ele disse ainda que "fazer festas, aglomerações, divulgar áudios, é um deboche, um tapa na cara daqueles que estão fazendo o certo". O prefeito reforçou o pedido para que a população evite se aglomerar e use máscara, e que cumpra o "seu papel de não se contaminar.

Decreto será publicado nesta quarta

O decreto com as novas medidas será publicado nesta quarta-feira (29), e passa a valer a partir de sexta (31). Buligon também falou que um projeto de lei será enviado para a Câmara de Vereadores, com o objetivo de caçar em definitivo o alvará de locais de descumpram as medidas.

Durante o período do decreto, praças e parques seguem fechados, e o transporte público coletivo continua sem funcionar. 

Bares, restaurantes e lanchonetes poderão atender o público até as 18h. Depois, somente por delivery ou para retirada no balcão. Os domingos 2 e 9 de agosto serão feriado em Chapecó, para que os setores não trabalhem. "Estamos fechando a torneira na medida em que há um descumprimento das pessoas", disse o prefeito. 

- Hoje é domingo que estamos fechando, mas essa "torneira" pode apertar para sábado, sexta, e para o lockdown total se não houver melhoria - alertou.

Números da doença em Chapecó

Conforme os números do Governo do Estado divulgados na terça-feira (29), Chapecó tem 3.592 casos confirmados da doença, com 16 óbitos. Em Santa Catarina, são 73.771 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo 62.191 recuperados. Desde o início da pandemia, 960 mortes foram causadas pelo coronavírus no Estado.

A vigilância epidemiológica municipal trabalha com números maiores. Na manhã desta quarta, a diretora técnica da secretaria de Saúde de Chapecó, Aldarice Pereira da Fonseca, informou que a cidade tem 4.189 casos confirmados, com 17 óbitos. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó - SC

Chapecó - Santa Catarina

Sobre o município
Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. Considerada uma cidade média, com uma população estimada em 220 367 habitantes, figura entre as quatro cidades mais importantes do estado. Ostenta os títulos de "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios". Também é um polo universitário.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 20h53 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 24°

17° Sensação
5.8 km/h Vento
49.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias