Sexta, 07 de Agosto de 2020 21:49
(49) 99110-3040
Geral Sem registros!

Conheça a única cidade de Santa Catarina sem casos de Covid-19

Município de Urupema, na região Serrana, adotou medidas simples, mas que evitaram a disseminação do coronavírus durante a pandemia

30/07/2020 15h35
Por: Júnior Recalcati Fonte: ND+
Prefeitura de Urupema
Prefeitura de Urupema

Com pouco mais de 2,4 mil habitantes, a cidade de Urupema, na região serrana de Santa Catarina, é a única do Estado a não registrar nenhum caso de coronavírus até o momento. Um dado positivo, mas que, para a prefeitura, não deve servir para a população relaxar com os cuidados e o distanciamento social.

Até esta quarta-feira (29), Urupema dividia com Barra Bonita o posto de municípios sem Covid-19, de todas as 295 cidades catarinenses. Mas o município no Extremo-Oeste registrou seu primeiro caso, um homem entre 50 e 60 anos que está em isolamento social.

As medidas tomadas pela administração municipal de Urupema não diferem muito de outros municípios. Em 20 de março, o prefeito Evandro Frigo Pereira emitiu um decreto de situação de emergência, para possível dispensa de licitação em compras de bens e serviços no combate à pandemia.

Redes sociais e uma página especial no site da prefeitura emitem alertas diários à população, pedindo cuidados como o uso de máscara e álcool em gel. Mesmas ferramentas que avisaram quando a cidade teve seus cinco casos suspeitos, todos descartados.

Para a secretária municipal da Saúde, Tânia Gugliemi Borges, não há segredo: já no início da pandemia, a cidade estabeleceu protocolos e cuidados extras. “Desde março estamos com uma barreira sanitária para medir a temperatura e dar informações para quem entra na cidade”, pontua.

Testagem frequente e cuidados com o turismo

O fato de ser uma cidade pequena, com 350 km², não é uma justificativa, já que as vizinhas Painel e Bocaina do Sul têm população similar e já tiveram registros de Covid-19. Além disso, por ser um dos locais mais frios do país, Urupema recebe muitos turistas durante o inverno. Os pontos de visitação, no entanto, foram fechados.

Com a chegada da época de temperaturas mais baixas, os cuidados devem ser redobrados. Por isso, a secretária afirma que a população não deve relaxar e continuar seguindo as medidas indicadas. “Por sermos uma das cidades mis frias do país, podemos ter um aumento na disseminação do vírus”, alerta.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 21h33 - Fonte: Climatempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 24°

15° Sensação
5.8 km/h Vento
49.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias