Quinta, 24 de Setembro de 2020 12:23
(49) 99110-3040
Política São Miguel do Oeste

Proposições da Câmara tratam de concurso, entregas, doação de sangue e pedidos à Secretaria de Urbanismo

Em sessão por videoconferência realizada nesta quinta-feira (6), vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições que tratam de temas como concurso público para agente penitenciário, entregas dos Correios, doação de sangue e diversos pedidos ao Cotrasmo e à Secretaria de Urbanismo

07/08/2020 07h48
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Júnior Recalcati | Oeste em Foco | Arquivo
Júnior Recalcati | Oeste em Foco | Arquivo

Em sessão por videoconferência realizada nesta quinta-feira (6), vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições que tratam de temas como concurso público para agente penitenciário, entregas dos Correios, doação de sangue e diversos pedidos ao Cotrasmo e à Secretaria de Urbanismo. Também foi apresentado um requerimento de informação. Confira abaixo mais informações:

Moção de Apelo 51/2020: solicita ao governador de Santa Catarina e aos secretários estaduais de Administração e de Administração Prisional e Socioeducativa que convoquem os candidatos aprovados ao cargo de agente penitenciário, do Concurso Público 001/2019 – SAP/SC, para o curso de preparação de agente penitenciário, formando o cadastro de reserva. O autor da moção justifica que o concurso teve número recorde de inscritos que foram avaliados em prova física e de avaliação de estado mental e emocional, e que o curso de preparação seria a última fase antes da efetiva posse. O proponente justifica que convocar os candidatos otimizaria os recursos públicos, pois formariam cadastro de reserva para serem chamados quando for oportuno. Assim, ressalta, não geraria mais gastos com novos concursos públicos.

Moção 52/2020: solicita à direção dos Correios que estude a possibilidade de aumentar o efetivo da agência de São Miguel do Oeste. O autor justifica que o município de São Miguel do Oeste teve grande aumento populacional nos últimos 10 anos, com novos loteamentos, edifícios, estabelecimentos comerciais e outros; e que nas novas localidades as correspondências não chegam como deveriam. O proponente justifica que com o aumento da população deveria haver aumento no efetivo dos Correios, e que o problema das entregas aumenta em razão da pandemia, pois há mais demanda por correspondências como compras, serviços bancários e envio de documentos. O pedido será enviado ao presidente do Conselho de Administração dos Correios, à presidente do Conselho Fiscal dos Correios, ao chefe de Auditoria dos Correios, ao superintendente estadual dos Correios em Santa Catarina, e ao responsável pela agência local dos Correios em São Miguel do Oeste.

Moção de Apelo 53/2020: solicita que a Secretaria Estadual de Saúde implante um hemocentro regional ou uma unidade de coleta de sangue no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a fim de facilitar as doações. Os autores ressaltam que durante a pandemia as doações de sangue diminuíram, seja pela dificuldade de deslocamento até o Hemocentro de Chapecó, seja porque os doadores temem pela doação segura. Eles justificam que a possibilidade de doar sangue no município seria um elemento motivador para os doadores, pois estes não precisariam mais se deslocar a Chapecó. Lembram ainda que a última campanha para aumentar o número de doadores em São Miguel do Oeste ocorreu em 2018, quando uma equipe do Hemocentro de Chapecó se deslocou até SMO para realizar a coleta de sangue.

PEDIDOS AO URBANISMO

Indicação Legislativa 125/2020: sugere a instalação de um redutor de velocidade na Rua Caçanjurê, no trecho entre as ruas Silva Jardim e Eduardo João Agostini, no Bairro Agostini. A autora ressalta que no local há grande tráfego de veículos leves e pesados, que transitam em alta velocidade. Ela aponta que já ocorreram acidentes e sugere instalar um redutor de velocidade para evitar que acidentes maiores ocorram no local. O pedido será enviado ao prefeito, ao secretário de Urbanismo e à presidente do Cotrasmo.

Indicação Legislativa 130/2020: solicita à Administração Municipal que estude a viabilidade de implantar uma lombada física ou outra medida para garantir maior segurança e reduzir a velocidade no cruzamento das ruas Itaberaba e Elizabeth. Conforme o autor, nesse local já foram registrados diversos acidentes de trânsito devido à alta velocidade dos veículos. O proponente destaca que próximo ao local ficam o Fórum da Comarca, mercados e outros estabelecimentos, o que aumenta o fluxo de veículos e pedestres. O pedido será enviado ao prefeito, ao secretário de Urbanismo e à presidente do Cotrasmo.

Indicação Legislativa 131/2020: solicita a revitalização do canteiro localizado na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Santos Dumont, no Centro, e sugere a instalação de um banco no local. O autor sugere revitalizar os meios-fios, plantio de vegetação e colocação de um banco para descanso aos pedestres; e que após a revitalização, as empresas localizadas nas proximidades se comprometem em cuidar do canteiro. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 133/2020: solicita a instalação de um redutor de velocidade e de placas de sinalização na Rua dos Bandeirantes, esquina com a Rua Joaquim Nabuco. O autor pede também o serviço de tapa buracos na Rua dos Bandeirantes, esquina com a Rua Jesus de Lima Rosa, no Bairro São Jorge. O proponente destaca que esta indicação foi sugerida pela vereadora mirim Ana Vitória Furlan Raaber, que justifica que no local já ocorreram acidentes em razão da alta velocidade dos veículos; já quanto ao pedido de tapa buracos, se justifica em razão de buraco existente no local apontado. A indicação será enviada ao secretário de Urbanismo e à presidente do Cotrasmo.

PINTURA EM ESCOLA

Indicação Legislativa 132/2020: solicita a pintura interna e externa na Escola Municipal Waldemar Antônio Von Dentz, localizada na Linha Canela Gaúcha. O autor destaca que esta foi uma indicação apresentada pela vereadora mirim Thaís Schaefer Christ, que justifica que a escola foi reformada pela última vez em 2013, e que com o decorrer dos anos, a tinta começou a descascar; que foram realizadas pinturas financiadas pela APP, mas que o prédio do colégio ainda precisa de reformas.  O pedido será enviado ao prefeito.

EXAMES E CONSULTAS

Requerimento de Informação 36/2020: solicita ao prefeito e à secretária de Saúde que informem quais os motivos da demora das consultas cardiológicas agendadas ainda em 2018 e que ainda não foram realizadas; e por quais motivos os exames de cardiologia e raios-X torácicos têm validade de somente 90 dias, e que após este período, pacientes que não foram chamados necessitam realizar o exame novamente. O autor questiona ainda por que pacientes, ao apresentarem resultados de eletrocardiogramas com avaliação e com laudo constando problemas no coração, são encaminhados a médicos de outras especialidades, e não na área cardiológica. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 12h19 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 30°

28° Sensação
15 km/h Vento
34.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias