Quinta, 24 de Setembro de 2020 10:47
(49) 99110-3040
Segurança Pública Trânsito!

Por um fio: falta de atenção no trânsito pode gerar sérias consequências

Motorista de São Miguel do Oeste sugere maior conscientização dos condutores e faz apelo por meio do Oeste em Foco

12/08/2020 17h46
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Oeste em Foco
Oeste em Foco

A falta de atenção dos condutores é a causa de muitos acidentes no trânsito. E são vários os fatores que levam para esse resultado, como o uso de celular enquanto dirige e a não observância dos sinais de trânsito.

Com isso, fica evidente a necessidade da conscientização das pessoas acerca desses riscos. Afinal, quando acidentes são gerados por falhas humanas é possível prevenir e evitar que eles aconteçam. Nestes casos, agir corretamente e de forma prudente passa a ser uma escolha.

Exemplo disso, foi o flagrante de um motorista de São Miguel do Oeste que, por pouco, não se envolveu em um possível grave acidente, devido a imprudência de um motociclista.

O condutor encaminhou o vídeo à reportagem do Oeste em Foco e pediu mais atenção de quem circula pelas ruas da cidade diariamente.

Conforme o leitor, por muito pouco não houve um acidente, devido o piloto de uma motocicleta invadir a preferencial. O motorista disse que o homem não parou no cruzamento da Rua dos Bandeirantes com a XV de novembro, e invadiu a pista em direção ao Bairro São Jorge sem observar os veículos que se aproximavam. O registro ocorreu na manhã de segunda-feira (10).

Na imagem é possível perceber uma Honda Biz se aproximando no sentido contrário, e reduzindo a velocidade ao perceber uma outra motocicleta em alta velocidade trafegando pela via secundária. O vídeo mostra ainda o motociclista infrator passando rapidamente pela frente do carro que por muito pouco não provoca uma colisão.

Pressa no volante deve ser evitada

O estresse e o desrespeito, principalmente aos limites de velocidade e os riscos a que os motoristas se expõem, estão muitas vezes ligados à falta de tempo. O condutor que já sai atrasado de casa, por exemplo, normalmente irá cometer mais infrações do que aquele que conseguiu estimar para o dia quanto tempo ficará parado no trânsito.

As distrações podem fazer o motorista perder mais do que alguns segundos. Nossos sentidos são capazes de nos afastar de grandes perigos. Por outro lado, quando estamos dispersos ou sobrecarregados de informações, nosso sistema sensorial age mais devagar, e no trânsito essas condutas podem causar acidentes – muitas vezes fatais.

Dicas e cuidados para os motociclistas no trânsito

O uso de motocicletas vem se tornando cada vez maior, isso se deve à praticidade, velocidade e facilidade de vencer o trânsito, além dos gastos que muitas vezes são bem menores se comparado aos veículos. Mas para toda vantagem, tem a sua desvantagem, e a de quem está a bordo de uma moto está nos altos riscos de acidentes durante o trajeto, o que infelizmente pode causar grandes danos à saúde ou até mesmo uma fatalidade. Por isso, os pilotos devem sempre ficar atentos às situações de perigo, além de utilizar os equipamentos de segurança para assim minimizar estes riscos.

- Nunca passe sobre as chapas de aço que normalmente são usadas para tapar buracos, pois elas são escorregadias.

- Cuidado ao frear sobre a sinalização pintada, pois também são escorregadias.

- Use roupas de proteção e de cores claras para ser visto por outros motoristas durante a noite.

- Sinalize as manobras com antecedência.

- Diminua a velocidade em cruzamentos, mesmo que tenha preferência.

- Evite disputa com veículos maiores, pois o motociclista sempre fica mais exposto;

- Atenção! Se a pista estiver molhada, lembre-se que é necessária maior distância e tempo para frear.

- A viseira do capacete deve ser mantida fechada durante o trajeto e sempre deve ser trocada sempre que estiver arranhada.

- Os retrovisores devem estar bem posicionados para aumentar o campo de visão do piloto.

- Evite ultrapassagem em curvas, faixas continuas, subidas ou descidas, pontes ou durante a chuva/serração.

- Por fim, lembre-se de praticar sempre a direção defensiva a fim de evitar acidentes.

Seguindo essas dicas de maneira consciente e responsável, além de garantir mais segurança a sua vida, você evita colocar a vida de outras pessoas em risco. Tenha mais amor à vida e procure ter o dobro de atenção e paciência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 10h39 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 30°

27° Sensação
21.6 km/h Vento
41.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias