Terça, 22 de Setembro de 2020 07:39
(49) 99110-3040
Política Eleições 2020!

Convenções definem rumo dos partidos nas eleições de novembro em São Miguel do Oeste

Agremiações discutem alianças, candidaturas à majoritária e a proporcional, além de outras definições

12/09/2020 06h27 Atualizada há 1 semana
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Oeste em Foco
Oeste em Foco

A definição das candidaturas para as eleições de 2020 está na fase final em São Miguel do Oeste. Programadas para serem realizadas até o dia 16 de setembro, as convenções partidárias mobilizam representantes de siglas e pré-candidatos aos postos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Nos encontros, os partidos devem definir seus rumos, podendo optar por chapa pura ou juntar-se à outras agremiações, formando coligações. Além disso, será feita a escolha de nomes para a disputa aos cargos da proporcional e majoritária, sorteio do número dos candidatos, entre outras discussões.

Neste sábado (12), às 8h30, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, PSD, PSB, PDT, DEM e Republicanos realizam convenção a fim de alinhar as parcerias políticas. Outra agremiação que ingressou na coligação encabeçada pelo PSD é o PSL, que até então apoiava outra aliança. A decisão de apoiar a candidatura do atual prefeito, Wilson Trevisan (PSD), ocorreu em convenção virtual realizada pelo Partido Social Liberal (PSL) ainda no dia 5 de setembro.

De acordo com o presidente do PSL de São Miguel do Oeste, José Mário Dresch, além da decisão de apoiar a chapa encabeçada por Trevisan, a sigla também lançou 12 nomes como pré-candidatos a vereador (a). Ao todo, são sete homens e cinco mulheres. 

A ideia do PSL é também indicar o nome de Írton Edgar Lamb para o cargo de vice-prefeito, no entanto, o projeto do PSD é lançar chapa pura com a nomeação do empresário Edenilson Zanardi como vice-prefeito. Outro partido que também teria nome para indicar à vaga de vice é o PDT. As definições ocorrem na convenção desta manhã (12), embora seja dada como certa a formação de chapa pura do Partido Social Democrático (PSD).

Já neste domingo (13), o Partido dos Trabalhadores (PT) realiza convenção na Câmara de Vereadores a partir das 9h. A ideia é que o partido lance o nome do advogado, Adilson Pandolfo, como pré-candidato a prefeito, porém, o nome do vice ainda precisa ser discutido. O PSOL, é outro partido que desde então tem apoiado o PT na coligação denominada Frente Democrática, que há poucos dias, contava, ainda, com o apoio de PSB e PDT, que deixaram a aliança para também apoiar o atual prefeito.

Na terça-feira (15), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realiza convenção a partir das 18h na Câmara de Vereadores. Nos bastidores há informações de que o MDB, PL, PP e PSDB devem confirmar, em suas convenções, João Grando (MDB) como pré-candidato a prefeito e Everaldo Di Berti (PL) para vice-prefeito. Gilmar Baldissera ‘’Gica’’ (PP), que chegou a estar cotado para encabeçar a chapa majoritária, deve concorrer ao cargo de vereador.

Também no dia 15 de setembro, o Partido Liberal (PL) discute seus projetos a partir das 20h no salão reservado do Restaurante O Casarão.

No último dia para a realização das convenções, o Partido Progressista (PP) se reúne a partir das 18h30 no Auditório do Hotel Solaris. Às 19h, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) faz convenção na Rua Santos Dumont, 745, no Centro de São Miguel do Oeste. Neste mesmo horário, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tem encontro marcado no salão reservado do Restaurante O Casarão para as últimas definições.

Até a publicação desta reportagem, o Oeste em Foco não havia conseguido contato com o presidente do Partido Trabalhista Cristão (PTC), de São Miguel do Oeste, para informar a data de sua convenção.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 07h28 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 26°

12° Sensação
20.3 km/h Vento
70.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias