Sexta, 25 de Setembro de 2020 18:42
(49) 99110-3040
Geral Fique por dentro!

A semana começa com algum ciclone bomba em SC?

Meteorologista, Leandro Puchalski, confirmou a existência, porém, o sistema está em alto mar e afastado do estado

14/09/2020 08h51
Por: Júnior Recalcati Fonte: NSC
 Goes | Inmet
Goes | Inmet

Desde a noite deste domingo (13) um dos assuntos nas redes sociais relacionados ao tempo é a previsão de um ciclone bomba, confirmado pelo meteorologista, Leandro Puchalski. Porém, conforme ele, o sistema está afastado de Santa Catarina pelo alto mar. Além disso, em nenhum momento avança para o estado, permanecendo sempre no mar bem afastado.

As ilustrações abaixo dão uma ideia da posição e deslocamento desse ciclone. 

A primeira ilustração mostra a posição esperada para o amanhecer desta segunda-feira (14). Vejam que ele se encontra no mar, na altura do Sul gaúcho, bem afastado. 

Um ar frio começa a avançar pela fronteira com o Uruguai

Por volta do meio-dia desta segunda-feira esse ciclone deverá se manter no mar bem afastado. No entanto, observem como o ar frio começa a avançar pelo RS. 

E vejam que na imagem seguinte a projeção mostra que o ciclone estará ainda mais afastado no mar, e novamente com o ar frio avançando pelo RS.

Quando chegar o turno da tarde o ciclone estará em alto mar, cada vez mais afastado de SC, e com o ar frio mais localizado dentro do RS.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

Deveremos ter influência no mar com ondas que vão crescendo no decorrer desta segunda-feira, mas isso não muito na costa e sim mais afastado. 

Nas praias de mar aberto as ondas ficam na altura de 2 metros, e no alto mar de 3 a 4 metros.

No Litoral e áreas próximas, com a aproximação do ar frio, deveremos ter rajadas de vento Sul ao longo da segunda-feira. No início da manhã no Litoral Sul de SC, e no decorrer do dia nas outras áreas da costa. Ventos em rajadas entre 40 e 60 km/h.

No período da noite e nesta terça-feira (15) não há mais previsão de rajadas de vento.

LEMBRANDO

O que é um ciclone bomba? Ocorre quando um ciclone - entre vários que passam pelo Sul do Brasil - se intensifica muito rapidamente a cada hora. A unidade de pressão do ar é hectopascal (hpa). Quando a pressão cai 1hpa por hora, você tem um ciclone bomba.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 18h26 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 31°

27° Sensação
6.2 km/h Vento
40.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias