Sexta, 25 de Setembro de 2020 18:48
(49) 99110-3040
Geral Proibição!

Procon suspende venda de coleira que impede latido em Santa Catarina

órgão de defesa do consumidor apontou risco de que o produto impeça o animal de beber, comer e transpirar, o que pode levar à morte

14/09/2020 15h43
Por: Júnior Recalcati Fonte: NSC
Dagmara Spautz
Dagmara Spautz

O Procon estadual notificou um site nacional por oferecer coleiras antilado e antimordida para cachorros. O órgão de defesa do consumidor apontou risco de que o produto impeça o animal de beber, comer e transpirar, o que pode levar à morte. A empresa poderá ser multada em R$ 1 milhão se continuar vendendo a coleira em Santa Catarina.

O produto em questão é feito em plástico e impede que o animal abra a boca o suficiente para latir. O uso desse tipo de acessório é controverso e divide opiniões entre veterinários e tutores - por isso, o Procon decidiu atuar.

Na semana passada, o órgão notificou a empresa para que informasse se a coleira possui certificação pelo Inmetro e, nesse caso, que fosse esclarecido que raças podem usar o acessório, e se o uso deve ser contínuo ou limitado.

O documento também pedia o detalhamento das medidas do produto, para esclarecer se o animal consegue respirar confortavelmente.

Tiago Silva, diretor do Procon SC, explicou que, embora ainda não haja comprovação de que a coleira faça mal aos cães, faltam informações para os consumidores sobre as características e os riscos de utilizar o produto.

A empresa ignorou os questionamentos do Procon de Santa Catarina e não respondeu. Diante disso, o órgão proibiu cautelarmente a venda e divulgação da coleira em todo o Estado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 18h46 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 31°

27° Sensação
4.1 km/h Vento
37.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias