Sexta, 25 de Setembro de 2020 19:15
(49) 99110-3040
Esporte Libertadores 2020!

Grêmio é dominado pela U. Católica e perde por 2 a 0 na volta da Libertadores

Em uma das piores atuações na temporada, Tricolor sofre dois gols no fim do primeiro tempo e acaba derrotado no Chile

16/09/2020 23h21
Por: Júnior Recalcati Fonte: Correio do Povo
Lucas Uebel | Grêmio
Lucas Uebel | Grêmio

O Grêmio entrou em campo muito pressionado. Precisava reencontrar o resultado positivo em uma competição que conhece tão bem, e que concentra o apreço do torcedor. No entanto, o que se viu no Chile foi exatamente o contrário, com uma equipe muito longe das que o Tricolor apresentou na Libertadores nos últimos anos. Jogou muito mal, foi amplamente superado pela Universidad Católica e perdeu por 2 a 0 na retomada da Libertadores na noite desta quarta-feira, em Santiago. 

Os dois gols foram marcados no fim do primeiro tempo. Aos 44, Zampedri abriu o placar. Dois minutos depois, Pinares, com direito a chapéu no goleiro Vanderlei, marcou o segundo e definiu o marcador. 

Apesar da derrota, o Tricolor segue na segunda posição do grupo E da Libertadores. Para isso, contou com a vitória do Inter por 4 a 3 sobre o América de Cali. Assim, as duas equipes estrangeiras permaneceram empatadas nas últimas colocações da chave com três pontos cada. 

Na próxima rodada da Libertadores, o Grêmio enfrenta o Inter no clássico Gre-Nal, na quarta-feira, 23 de setembro, no Beira-Rio, às 21h30min. Antes disso, o Tricolor entra em campo pelo Brasileirão no domingo, às 16h, para enfrentar o Palmeiras, em jogo válido pela 11ª rodada da competição. 

Grêmio desorganizado sofre gols

O técnico Renato Portaluppi mandou a campo o que tinha de melhor. Optou por uma dupla de volantes mais baixa, com Darlan e Matheus Henrique, mas com jogadores capazes de qualificar a saída de bola. Na frente, quem jogou no lugar do gripado Everton foi Luiz Fernando, expulso e suspenso no Brasileirão.

Logo a um minuto de jogo, a Universidad Catolica apresentou suas credenciais. Pelo lado direito, com Fuenzalida, o setor mais explorado pelos chilenos ao longo da primeira etapa, o lateral acionou Pinares, que bateu com perigo. A resposta do Grêmio veio três minutos depois, com Luiz Fernando, um dos mais acionados no ataque do Tricolor.

Depois, o jogo esfriou. As duas equipes trocaram muitos passes, mas não conseguiram agredir. A melhor chance da Católica no primeiro tempo só seria criada aos 29 minutos. De novo pela direita, com Fuenzalida, ele avançou e bateu forte. Vanderlei chegou a raspar na bola, o que fez com que ela fosse na trave antes de sair para escanteio. 

No fim do primeiro tempo, Vanderlei ainda chegou a salvar o Grêmio. Após bola espirrada vinda da intermediária, ela sobrou limpa para Zampedri. O centroavante da Catolica saiu cara a cara com goleiro, que fechou bem o ângulo e evitou o gol. No lance, o Grêmio perdeu Pedro Geromel, machucado. 

Após uma fraca atuação, o castigo veio no fim, com dois gols no final do primeiro tempo. Aos 44 minutos, após um cruzamento da esquerda, ela sobrou para o centroavante Zampedri, que fuzilou para o gol, abrindo o placar. Dois minutos depois, a Católica ampliou. Um Grêmio claramente atônito com o gol sofrido viu Rodrigues falhar. Na sequência, Pinares deu um chapéu em Vanderlei e empurrou de cabeça com o gol aberto para fazer 2 a 0. 

Os números após o fim da primeira etapa ilustravam o jogo ruim. A Católica terminou com 74% de posse de bola. O Grêmio também sequer finalizou no gol adversário. Foram oito tentativas contra o gol de Vanderlei, com 3 a 0 em escanteios.

Renato lança garotos, mas resultado permanece 

Na etapa final, as duas equipes voltaram iguais. Inclusive nas posturas. Nos primeiros quatro minutos, o Grêmio sequer tocou na bola. Vendo a apatia e a falta de alternativas ofensivas, Renato mudou logo no início do segundo tempo. Tirou Luiz Fernando e Isaque para as entradas de Robinho e Ferreira, buscando dar qualidade ao pouco criativo ataque de sua equipe. 

Apesar das trocas, o cenário pouco se modificou. O Grêmio seguiu apresentando os mesmos problemas. Os volantes não conseguiam encontrar a marcação, que seguiu dando muito espaço para as investidas da Católica, sempre com o perigoso Fuenzalida. A saída de bola também não acontecia de maneira qualificada. Por fim, Diego Souza seguiu isolado, sem oportunidades para sequer finalizar ao gol da Católica. 

As melhores chances seguiram sendo criadas pela Católica. Após saída errada pela esquerda de defesa do Grêmio, Vanderlei salvou o Tricolor duas vezes. Primeiro, Aued bateu forte, de longe, e o goleiro deu rebote. Ele se redimiu na sequência, quando ela sobrou para Zampedri. O goleiro fechou o ângulo para mandar para escanteio evitando o terceiro gol dos chilenos. 

Após os 30 minutos, a Católica visivelmente tirou o pé. Viu seus principais jogadores apresentarem sinais claros de cansaço, muito em função do pouco ritmo após a parada pela pandemia. Mesmo assim, o Grêmio não foi capaz de reagir na partida. À exceção de Robinho, as novas peças colocadas em campo por Renato não funcionaram, com destaque negativo para Ferreira, que errou todas as tomadas de decisões no ataque. Assim, não havia possibilidade do Grêmio mudar o cenário de derrota, em uma das piores atuações da equipe na temporada.

Como se o cenário ainda não pudesse piorar, o Grêmio ainda teve uma expulsão no fim do jogo. David Braz errou domínio, fez falta e recebeu cartão vermelho direto. Com a expulsão, comprometeu para o Gre-Nal da semana que vem. Geromel e Kannemann, machucados, seguem como dúvidas. Suspenso, Paulo Miranda está fora. A defesa deverá ser formada por Rodrigues e o garoto Ruan no clássico.

Libertadores 2020 - 3ª rodada do Grupo E 

Universidad Católica 2 

Dituro; Lanaro, Fuenzalida, Reboledo e Saavedra; Huerta, Aued, Pinares e Puch; Lezcano e Zampedri. Técnico: Ariel Holan 

Grêmio 0

Vanderlei; Orejuela, Geromel (Rodrigues), David Braz e Cortez; Darlan (Gui Azevedo), Matheus Henrique, Isaque (Ferreira), Alisson (Rildo) e Luiz Fernando (Robinho); Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi

Gols: Zampedri (44/1T) e Pinares (46/1T).

Cartões amarelos: David Braz 

Cartão vermelho: David Braz

Árbitro: Dario Herrera (ARG)

Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago (CHI)

Data e hora: 16h/09, às 21h30

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 19h06 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 31°

27° Sensação
4.1 km/h Vento
37.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias