Quinta, 29 de Outubro de 2020 10:21
(49) 99110-3040
Saúde Comemoração!

Hospital Regional de São Miguel do Oeste orienta sobre a Segurança do Paciente

Em uma pesquisa realizada com os colaboradores do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, os entrevistados relataram que para alcançar a segurança do paciente a equipe deve estar capacitada para execução de práticas seguras, eliminando ou mitigando a exposição do paciente a riscos assistenciais

18/09/2020 14h51
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Divulgação
Divulgação

O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi lembrado nesta quinta-feira (17), e no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste foram realizadas diversas atividades. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a importância da assistência segura. 

São seis metas seguidas e respeitadas no Hospital Regional de São Miguel do Oeste: identificar corretamente os pacientes; melhorar a comunicação; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

As metas foram criadas pela OMS e implementadas pelo Ministério da Saúde nas instituições que atendem pelo SUS. Tem como objetivo, qualificar o cuidado em saúde, abordando os pacientes, familiares, gestores e profissionais, através da sensibilização das pessoas a estarem mais cientes dos procedimentos realizados nos hospitais, seja conhecendo, perguntando e informando.

Profissionais e pacientes seguros

Em uma pesquisa realizada com os colaboradores do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, os entrevistados relataram que para alcançar a segurança do paciente a equipe deve estar capacitada para execução de práticas seguras, eliminando ou mitigando a exposição do paciente a riscos assistenciais. 

Além da pesquisa, os colaboradores da instituição foram abordados com dinâmicas e atividades relacionadas a data. Com foco em potencializar as práticas de segurança ao paciente, foram desenvolvidas 12 iniciativas. Uma das ações, trata-se do engajamento do paciente no cuidado. 

“O nosso objetivo enquanto instituição de saúde é atender com a qualidade para o cliente e com a segurança necessária para o atendimento. No Hospital Regional o processo de melhoria contínua é constante. A qualificação dos profissionais, o acompanhamento e revisão dos processos, são grandes aliados para manter bons resultados associados às metas internacionais de segurança do paciente”, afirma o diretor assistencial do Hospital Terezinha Gaio Basso, Ezequiel Paixão.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 10h17 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 26°

24° Sensação
13.5 km/h Vento
35.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias