Quinta, 29 de Outubro de 2020 10:39
(49) 99110-3040
Saúde Chapecó

Hospital de Chapecó utiliza nitrogênio em cirurgia para destruir células cancerígenas

O nitrogênio utilizado tem a função de matar as células vivas tumorais e manter a parte mineral do osso viável, o que proporciona uma taxa de cicatrização de até 95%

22/09/2020 22h09
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Andressa Oliveira Recchia
Andressa Oliveira Recchia

Um procedimento inédito foi realizado para o tratamento de um tumor ósseo em paciente de 46 anos atendido no Hospital Unimed Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O procedimento utilizando nitrogênio diminui as chances de rejeição e complicações, além de preservar a maior parte possível da função do membro acometido.

O objetivo da cirurgia é ressecar o tumor maligno (osteossarcoma) e reconstruir a região proporcionando cura ao paciente utilizando o seu próprio osso. De acordo com o médico ortopedista Dr. Eduardo Franciscon, o tratamento do osteossarcoma ocorre através de um protocolo que envolve quimioterapia pré-operatória, cirurgia e quimioterapia pós-operatória.

“A reconstrução com material biológico, como o auto-enxerto reciclado, tem sido preconizada como principal opção, principalmente, em pacientes não metastáticos objetivando a cura. Esse procedimento, por utilizar material biológico do próprio paciente, permite manter, a longo prazo, boa função do membro acometido com menor taxa de reintervenção cirúrgica, principalmente quando comparado com pacientes submetidos a endoprótese”, destaca Dr. Franciscon.

O nitrogênio utilizado tem a função de matar as células vivas tumorais e manter a parte mineral do osso viável. Desta forma, mantém as propriedades do osso, o que proporciona uma taxa de cicatrização de até 95%.

Procedimento e recuperação

A cirurgia consistiu na ressecção do tumor maligno preservando margens livres de tumor. A parte atingida pelo tumor foi “mergulhada” em um balde de nitrogênio líquido e, após, utilizada para reimplantação no paciente.

A ressecção e reconstrução com enxerto ósseo biológico reciclado com nitrogênio surgiu na última década e tem sido utilizado mundialmente. No Brasil a utilização deste procedimento tem ganhado cada vez mais espaço no tratamento de tumores ósseos primários malignos e tem sido feito de forma segmentar, ou seja, ressecando todo osso acometido para colocação no nitrogênio.

“Neste caso, a novidade está na realização da ressecção e reconstrução com enxerto ósseo biológico reciclado, porém de forma pediculada e não segmentar, onde realiza-se apenas um corte no osso preservando a maior integridade do osso acometido”, conclui Dr. Franciscon.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 10h37 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

24° Sensação
13.5 km/h Vento
35.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias