Terça, 24 de Novembro de 2020 23:02
(49) 99110-3040
Justiça Decisão do pleno!

TRE-SC desaprova contas do PDT em Santa Catarina

O partido cometeu irregularidades que comprometeram a prestação de contas

08/10/2020 07h33
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | TRE-SC
Divulgação
Divulgação

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por unanimidade, desaprovou as contas do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Santa Catarina, relativas ao exercício de 2017. O relator do processo foi o juiz Jaime Pedro Bunn.

Segundo o voto do relator, o PDT em SC cometeu irregularidades que comprometeram a prestação de contas, entre elas, a ausência de manifestação sobre a condição de autoridade de doadores, o que impossibilitou presumir a natureza de fonte vedada, ou seja, omissão que impede a ação fiscalizadora da Justiça Eleitoral e compromete a confiabilidade das contas. O magistrado também apontou no voto, irregularidades no recebimento de doações financeiras.

O juiz relator verificou a omissão de despesas, como conta bancária não declarada originariamente pelo partido. O PDT alegou desconhecimento da existência da conta. Além disso, foi observada a ausência de emissão de recibos eleitorais de doação e não apresentação de extratos de duas outras contas bancárias existentes.

O PDT não atendeu às diligências determinadas, o que impossibilitou à Secretaria de Controle Interno e Auditoria (SCIA) do TRE-SC de verificar a movimentação financeira ou a sua ausência, irregularidade que se somou às demais para confirmar a desaprovação.

Jaime Pedro Bunn registrou que, "não obstante a desaprovação, não há reprimenda a ser imposta, pois as inovações promovidas pela Lei n.13.165/2015 à Lei dos Partidos Políticos acabaram por estabelecer que 'a desaprovação das contas do partido implicará exclusivamente a sanção de devolução da importância apontada como irregular, acrescida de multa de até 20% (vinte por cento)' o que não é o caso ocorrido, pois o partido não movimentou recursos do Fundo Partidário, nem de fonte vedada ou de origem não identificada”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 22h57 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

21° Sensação
18.4 km/h Vento
32.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias