Domingo, 25 de Outubro de 2020 10:51
(49) 99110-3040
Informe Publicitário Destaque!

Resort e empreendimentos turísticos do Oeste recebem selo Turismo Responsável

Para aderirem ao selo, os hotéis, resorts ou pousadas precisam seguir o Protocolo Básico, que inclui uma série de ações, entre elas a medição de temperatura, desinfecção de áreas e limpeza frequente de objetos tocados com frequência

13/10/2020 14h07
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Divulgação
Divulgação

Adotar boas práticas em meio a pandemia, foi uma das propostas idealizadas por muitos empreendimentos para retomar as atividades com segurança. Em São Carlos, o Pratas Thermas Resort vem desde junho aderindo aos protocolos sanitários recomendados pelo Ministério do Turismo (MTur) em combate à Covid-19.

Para aderirem ao selo, os hotéis, resorts ou pousadas precisam seguir o Protocolo Básico, que inclui uma série de ações, entre elas a medição de temperatura, desinfecção de áreas e limpeza frequente de objetos tocados com frequência. Além disso, as lixeiras não devem ser manuais, deve haver controle constante do acesso das pessoas e marcações para distanciamento.

Há, ainda, protocolos Essenciais e Transversais, Específicos no caso de confirmação de Covid-19 e Protocolos Meios de Hospedagens por setores.

A adesão a todas essas diretrizes concedeu ao resort o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro” fornecido pelo Ministério do Turismo. Para o presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas e diretor do Pratas Thermas Resort, Fábio Sousa, a adesão ao selo reforça a preocupação do resort em receber os hóspedes com total segurança. “A adesão ao selo turismo responsável do MTur busca trazer aos nossos hóspedes mais segurança, e para as pessoas que estão em dúvida quanto a optar por viajar ou não, essa é mais uma certeza de que somos um destino preocupado com quem se hospeda conosco."

Assim como o Pratas Thermas, outros empreendimentos como hotéis, agências de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, parques temáticos aquáticos, entre outros, também podem aderir ao selo.

Com relação às medidas de segurança e higiene adotadas pelo resort em São Carlos, Sousa explica que todos os colaboradores foram orientados e seguem as normas de segurança. Outras medidas de segurança também foram adotadas nos restaurantes, áreas comuns e piscinas.

No restaurante, os clientes devem higienizar as mãos com álcool 70% ou água e sabonete líquido. Antes de começar a se servir no buffet, cada um deve fazer nova higienização das mãos com álcool 70% e utilizar luvas descartáveis. Na fila do buffet e do caixa, é imprescindível que haja um distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre os clientes.

Para evitar mais contato com o funcionário do caixa e com as notas de dinheiro, que circulam muito, a orientação é o pagamento em cartão.

Na área próxima à entrada da piscina, é necessária a disponibilização de recipientes com álcool 70% para a utilização dos hóspedes. No mesmo ambiente, é exigido o uso de chinelos.

Escadas, balizas e bordas das piscinas também são higienizadas. Para evitar qualquer tipo de proximidade entre os hóspedes, o distanciamento deve ser observado também nos banheiros. 

Para evitar interações mais longas com as pessoas da recepção, é possível fazer o web check-in. Dessa forma, quando chegar ao resort, é só retirar a chave e ir para o quarto. Em todo o resort há indicações e orientações para que os hóspedes atentem-se para a higiene das mãos, e se não houver um banheiro ou lavabo perto, utilizar o álcool 70%.

Além da regra do distanciamento, a orientação é utilizar a parte interna do cotovelo para encobrir a boca e o nariz no caso de necessidade de tossir ou espirrar, e o uso de máscara permanece sendo obrigatório.

Manual de Boas Práticas

Em Santa Catarina a Agência de Desenvolvimento do Turismo do Estado de Santa Catarina (Santur) em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde (SES), lançou um material com recomendações.

O “Manual de Boas Práticas: Combate ao Coronavírus em Hotéis, Pousadas e Similares” traz um compilado de informações, orientações e instruções para os estabelecimentos. No Pratas, a adoção dessas medidas foi imediata, e todos os funcionários foram orientados a repassar as informações e recomendações aos clientes, sobre as regras para restaurantes, áreas comuns e piscinas.

Temporada de verão

A pandemia fez muitos turistas buscarem roteiros de bem-estar regional, confirmando com isso a expectativa da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) que passou a implementar estratégia para o desenvolvimento do turismo regional, trabalhando ações e projetos voltados para o reconhecimento do turismo como desenvolvimento econômico, o estabelecimento de parcerias e a agregação dos produtos turísticos no estado.

"Felizmente estamos confirmando as teses de que o turismo será mais regional, a busca por lugares distantes dos centros urbanos tem se comprovado no número de reservas de turistas locais em muitos empreendimentos da região. Sentimos uma melhora expressiva nas últimas semanas, percebemos que as pessoas querem e principalmente precisam sair de casa”, destaca Fábio, informando que o resort já não possui disponibilidade para reservas nos próximos dois feriados.

“A melhor das expectativas é que nestes últimos meses do ano com o retorno das atividades é que consigamos nos aproximar dos patamares do ano passado”, conclui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 10h48 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 28°

23° Sensação
12.9 km/h Vento
34.9% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Chuva e trovoadas
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias