Terça, 27 de Outubro de 2020 14:16
(49) 99110-3040
Política Polêmica!

Vereador faz suposto pedido de voto em sessão da Câmara em São Miguel do Oeste

Ato pode configurar em improbidade administrativa pelo uso de espaço público para autopromoção

16/10/2020 20h37
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Reprodução
Reprodução

O vereador Odemar Marques causou polêmica em Sessão Ordinária na noite desta quinta-feira (15), ao supostamente pedir voto durante sua fala na apresentação de uma Indicação Legislativa, na 49ª Sessão do ano, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.

O parlamentar comentava sobre a justificativa da indicação, que solicitava “que em todos os pontos onde tem placas indicando proibido colocar lixo, seja obrigatório constar que tipo de lixo pode ou não depositar”. Durante sua fala, Odemar teria aproveitado uma “sobra de tempo” para comentar sobre sua reeleição.

“Aproveito a oportunidade do tempo, dizer que o meu trabalho, de quase quatro anos aqui [Na Câmara de Vereadores], quando eu critico alguma coisa, nunca é a pessoa, e sim, o conteúdo do assunto. E eu quero pedir ao povo de São Miguel do Oeste, ao povo da cidade e ao povo do interior, no dia 15 próximo, por favor, vocês tem a resposta, se eu devo ir para casa, não participar mais [do Poder Legislativo], ou se devo continuar".

O vereador teve o microfone interrompido e foi chamado pelo presidente da Casa, Everaldo Di Berti, no entanto, continuou a falar, mesmo com o microfone desligado. Na transmissão da Sessão, ainda é possível ouvir murmúrios de outros vereadores contestando a atitude do colega e pedindo para que ele falasse apenas sobre sua indicação. Em seguida, o microfone do vereador foi reativado onde ele alegou “estar quase perdendo a vida nos últimos dias”.

Depois da intervenção dos demais vereadores, Odemar perguntou sobre o tempo que ainda lhe era disponibilizado para falar sobre sua proposição, e continuou a comentar a indicação. No entanto, antes disso, afirmou ser “muito criticado” e que o povo é quem vai julgar se está certo ou errado. 

No final de sua fala, o vereador foi alertado pelo presidente da Câmara para que se atenha a legislação, pois a ação praticada por ele pode configurar crime eleitoral, já que o legislador pleiteia a reeleição, no entanto, Di Berti foi rebatido, com um “não foi”.

A atitude do parlamentar causou mal-estar na Câmara de Vereadores, por que essa não seria a primeira vez que Odemar teria se envolvido em situações semelhantes.

A reportagem não obteve, até a publicação desta notícia, se o Poder Legislativo de São Miguel do Oeste tomará providências em relação a este caso. No entanto, a Câmara de Vereadores dispõe de uma Comissão de Ética que poderá analisar o fato. Além disso, a Justiça Eleitoral veda qualquer atitude de promoção pessoal utilizando espaços pagos com recursos públicos.

Se denunciado, o vereador poderá responder por improbidade administrativa, perder a função pública e ter os direitos políticos suspensos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 13h59 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

23° Sensação
18.3 km/h Vento
39.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias