Segunda, 30 de Novembro de 2020 20:20
(49) 99110-3040
Saúde Chapecó

Leitos de UTI e enfermaria Covid-19 são descredenciados em Chapecó

Sistema Único de Saúde deixou descoberto 97 leitos no hospita

19/10/2020 18h01
Por: Adriane Schina Fonte: ND+
: Vinicius Schneider/Divulgação/ND
: Vinicius Schneider/Divulgação/ND

O Ministério da Saúde descredenciou todos os leitos destinados para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 e internados no HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A medida afeta a ala de atendimento médico-hospitalar de média e alta complexidade.

A unidade de saúde — administrada pela AHLVF  (Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira) — atende uma população de 1,3 milhão de pessoas de municípios da região Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná, Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. O HRO conta com 337 médicos, 1.032 funcionários e possui 25 especialidades médicas. 

O diretor-geral do HRO, Osmar Arcanjo de Oliveira, afirmou, em nota, que recebeu com preocupação a informação do descredenciamento dos 40 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 57 de enfermaria. A decisão pegou de surpresa a administração, que alega não ter sido notificada sobre a medida. 

Prejuízos

Nesta segunda-feira (19), 16 pacientes estão internados na UTI Covid e 14 em enfermaria, todos descobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o qual deveria pagar os custos de tratamento para a AHLVF. 

A diária na Unidade de Terapia Intensiva chega a R$ 1,6 mil. Com a exclusão do hospital do SCNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), a instituição ficou a deriva e os gastos passam a ser custeados pela associação que administra o hospital.

A direção do hospital tomou a decisão de suspender cirurgias eletivas, mantendo o bloco cirúrgico ativo para situações de urgência ou emergência, incluindo pacientes da obstetrícia e oncologia.  Segundo a nota da administração, a medida tem por objetivo manter condições necessárias de suporte aos serviços essenciais. 

A determinação segue até que a situação seja regularizada pelo gestor pleno, que é o Município de Chapecó via Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. Por enquanto, os pacientes internados seguem sendo assistidos. 

Contraponto 

A Secretaria de Estado da Saúde  informou que vai se manifestar em nota ainda na tarde desta segunda-feira. O ND+ também procurou o Ministério da Saúde e aguarda resposta. 

A Prefeitura de Chapecó emitiu comunicado e assegurou o atendimento dos pacientes. Leia abaixo

Nota na íntegra 

A Habilitação de Leitos COVID ocorre através da pactuação entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. A Prefeitura de Chapecó não tem medido esforços para apoiar e dar todas as condições para o Enfrentamento da Pandemia desde o início. Ressaltamos, que enquanto o trâmite burocrático estiver em curso para solucionar os entraves, o atendimento aos pacientes está assegurado.

Leitos no Oeste de SC

No dia 9 deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde de SC noticiou uma relação de hospitais com leitos credenciados. Na região Oeste somente o Hospital São Paulo em Xanxerê estaria credenciado com 10 leitos de UTI e o Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, no Meio-Oeste, com seis leitos, e, nenhum leito constava para o HRO. 

Em nota de esclarecimento publicada na tarde desta segunda-feira (19) no site oficial do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde esclareceu que, ao contrário do que foi erroneamente divulgado em nota oficial assinada pela direção do HRO, não é o Estado de Santa Catarina quem “descredencia” (sic) leitos de UTI Covid na referida unidade.

Veja abaixo o que diz a nota:

A habilitação de leitos compete EXCLUSIVAMENTE ao Ministério da Saúde, cabendo à SES, tão somente cadastrar as propostas de habilitações e/ou prorrogações junto ao Governo Federal.

Com relação ao Hospital Regional do Oeste, é oportuno ressaltar:

10 leitos foram habilitados através da portaria 901, em 20 de abril do corrente. A prorrogação foi estabelecida pela portaria 1968 de 11 de setembro. A SES cadastrou proposta de renovação junto ao MS no dia 11 de outubro – PROPOSTA 132200.

15 leitos foram habilitados através da portaria 1629, em 24 de junho doo corrente. A prorrogação foi estabelecida pela portaria 2459 de 9 16 de setembro. A SES cadastrou proposta de renovação junto ao MS – PROPOSTA 132198.

Novas propostas foram apresentadas para habilitação de 10 leitos. A primeira, 131514, foi rejeitada pelo Ministério da Saúde. A SES então, apresentou nova proposta para atender a população da região.

Cinco leitos foram habilitados através da portaria 2790, de 13 de outubro, pelo período de 90 dias.

Finalmente, a SES ressalta que não vem medindo esforços para tais habilitações, atuando junto ao MS para toda a rede hospitalar catarinense seja ampliada. O Estado já conquistou a habilitação de mais de 700 leitos devido à atuação dos nossos profissionais junto ao Ministério da Saúde, o que representou mais de R$ 200 milhões em recursos para as unidades hospitalares de toda a região.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó - SC

Chapecó - Santa Catarina

Sobre o município
Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. Considerada uma cidade média, com uma população estimada em 220 367 habitantes, figura entre as quatro cidades mais importantes do estado. Ostenta os títulos de "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios". Também é um polo universitário.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 24°

20° Sensação
13.1 km/h Vento
73.5% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias