Terça, 24 de Novembro de 2020 22:52
(49) 99110-3040
Política Eleições 2020

PF prepara drones para combater fraudes nas eleições em Florianópolis e no interior de SC

Uso de equipamentos nas eleições busca coibir práticas como boca de urna e transporte ilegal de eleitores

28/10/2020 12h20
Por: Maico Zanotelli Fonte: NSC
Polícia Federal / Reprodução
Polícia Federal / Reprodução

A Polícia Federal (PF) prepara o uso de drones para combater crimes eleitorais como boca de urna e transporte ilegal de eleitores nas Eleições 2020 em todos os estados do país. Em Santa Catarina, os equipamentos serão utilizados nas zonas eleitorais de Florianópolis e do interior do Estado.

Nesta terça-feira (27), agentes fizeram testes com os drones em Florianópolis. A PF não informou quantos equipamentos serão utilizados no território catarinense nem os locais exatos, por conta de uma estratégia operacional, conforme a assessoria de imprensa. No país, serão utilizados mais de 100 equipamentos nas eleições.

— A tecnologia dos drones é muito importante para a identificação de materialidade e autoria dos delitos, como boca de urna, a compra de votos e o transporte irregular de eleitores. Assim, com essas medidas, a PF garante eleições legais e seguras em todo o território nacional — destaca a delegada Paula Dora Aostri Morales.

De acordo com a PF, as imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal, que estará preparada para monitorar todas as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

Ainda de acordo com a PF, os drones têm tecnologia de ponta e podem se tornar imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Esses equipamentos possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entrega de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro. O horário de votação será das 7h às 17h, no horário local.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 22h37 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

21° Sensação
17.4 km/h Vento
31.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias