Sexta, 04 de Dezembro de 2020 14:32
(49) 99110-3040
Saúde Covid-19

Infectologista alerta para aumento de internações e mortes por Covid-19 em Chapecó

Capital do Oeste registra 76 mortes por coronavírus; autoridades da área da saúde acreditam em uma nova onda de contágio da doença

28/10/2020 12h40
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Prefeitura de Chapecó
Prefeitura de Chapecó

Os cuidados para evitar o contágio da Covid-19 parecem ter ficado de lado. É o que se percebe pelas ruas de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. As máscaras de proteção individual que deveriam cobrir nariz e boca dão lugar para queixo ou até mesmo penduradas nas mãos.

Apesar dos números de casos confirmados da doença estabilizados, a expectativa por parte dos órgãos de Saúde é que uma nova onda de contágio se aproxima.

Em Santa Catarina, desde o início da pandemia foram registradas 3.059 mortes, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde de terça-feira (27). Em Chapecó, nesta quarta-feira (28) foi confirmado o 76º óbito, sendo de um idoso de 88 anos.

Conforme a médica infectologista Carolina Ponzi, esse não é o momento de relaxar com os cuidados de higienização, como uso da máscara, álcool em gel e evitar aglomerações, pois a pandemia não acabou.

“Talvez as pessoas estejam minimizando e pensando que a pandemia terminou e que não temos mais casos de Covid-19. Infelizmente vemos que a população está relaxando e isso foi muito evidente no feriado do dia 12, com pessoas viajando e festas com aglomerações. A tendência é que os casos e hospitalizações aumentem, além dos óbitos que voltem a aumentar”, comenta a médica.

Na Europa, as autoridades temem um novo colapso nos hospitais, além do aumento considerável de infecções. De acordo com Carolina, a grande maioria da população não está entendendo que a Covid-19 se trata de uma doença extremamente grave e que pode matar.

“Na Europa as pessoas estão entrando em isolamento novamente e temos que prestar atenção aqui no Brasil também, caso contrário vamos levar muito tempo para poder conter essa pandemia. Nós, médicos, vemos o que a Covid-19 faz e nunca baixamos a guarda. A população deveria entender isso, porque depois que acontecer é muito mais difícil de resolver e temos perdas muito grandes”, conclui a infectologista.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapecó - SC

Chapecó - Santa Catarina

Sobre o município
Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados. Considerada uma cidade média, com uma população estimada em 220 367 habitantes, figura entre as quatro cidades mais importantes do estado. Ostenta os títulos de "Capital da Agroindústria", "Capital do Oeste" e "Capital do Turismo de Negócios". Também é um polo universitário.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 14h22 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

28° Sensação
18.2 km/h Vento
40.3% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Chuvoso
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias