Segunda, 30 de Novembro de 2020 19:34
(49) 99110-3040
Saúde Vale do Itajaí

Em cirurgia rara, mão de homem é reimplantada após ser amputada em briga, em Blumenau

Foi a quinta vez que o hospital registrou um procedimento deste tipo

28/10/2020 16h40
Por: Júnior Recalcati Fonte: Santa
Hospital Santo Antônio
Hospital Santo Antônio

O Hospital Santo Antônio de Blumenau fez pela quinta vez na história da instituição um reimplante de mão. A cirurgia complexa e rara ocorreu após o paciente de 40 anos ter o membro amputado com o uso de facão durante uma briga. O procedimento durou seis horas e foi considerado um sucesso. 

A equipe liderada pelos médicos Filipe Pimont Berndt e Gustavo Schweigert precisou recuperar duas artérias, cinco veias, 24 tendões, três nervos, além dos ossos. A última vez que uma operação dessa ocorreu (ao nível de punho) foi no ano passado. Depois, apenas em 2017, 2014 e 2011 há registros semelhantes. 

— Um reimplante deste tipo é considerado raro, pois são diversos fatores que levam a ter uma possibilidade de reimplante bem-sucedido — comenta Berndt. 

O conhecimento da vítima no momento da ocorrência contribuiu para que tudo desse certo. O homem relatou que sabia como proceder em caso de amputação, baseando em séries que já assistiu. Contou que não entrou em desespero e colocou a própria mão em uma sacola, que depois foi para um recipiente com gelo. E é exatamente isto que deve ser feito.  

— Se você testemunhar esse tipo de acidente em que uma pessoa sofre a amputação de um membro, o primeiro passo é tentar acalmar a vítima. Depois pegue o membro amputado e enrole em um pano úmido, de preferência com soro fisiológico, e coloque dentro de um saco plástico, após esse procedimento, colocar em um recipiente (isopor ou caixa térmica) com gelo. Importante ressaltar que não se deve deixar o membro em contato direto com o gelo, pois caso isso ocorra, poderá haver queimadura térmica, ocasionando a impossibilidade de reimplante — explica Berndt.

Tentativa de homicídio

A cirurgia aconteceu no último dia 16. O homem estava no bairro Itoupava Central quando foi ferido com golpes de facão e teve a mão amputada. O autor do crime se apresentou à Polícia Civil dias depois e relatou que agiu em um momento de raiva, por ciúmes da esposa. 

Ele tem 30 anos, é morador do mesmo bairro e não possui passagens policias anteriores. O suspeito deve responder ao processo em liberdade. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 19h20 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 24°

20° Sensação
11.2 km/h Vento
69.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias