Campanha Investimentos Prefeitura SMO
Inovação!

Embrapa lança carro movido a biogás de dejetos suínos

O BiogásFort foi um projeto que desenvolveu a primeira planta de biometano em Santa Catarina

03/11/2018 12h56
Por: Júnior Recalcati
Fonte: NSC
Divulgação
Divulgação

O biogás produzido a partir de dejetos de suínos virou combustível para um carro da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, que fará serviços externos da cidade. O BiogásFort, projeto que desenvolveu a primeira planta de biometano em Santa Catarina, uma espécie de posto que vai abastecer um carro adaptado para Biogás, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (30), em Concórdia.

Com dois cilindros de 7,5 metros cúbicos de biometano comprimidos o veículo terá uma autonomia de 300 quilômetros. Dá para ir e voltar de Concórdia a Chapecó, com sobra.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Airton Kunz o projeto utilizou o biogás gerado pela produção de suínos, fez sua purificação com filtros para a aumentar a pureza do metano de 60 para 90%, retirando umidade, gás carbônico e o enxofre, que é corrosivo.

O gás então é comprimido e colocado em cilindros. Um quilo de metano é equivalente a 1,7 litro de gasolina, segundo Kunz.

Ele explicou que há tratores e caminhões convertidos a biogás. 

- Estamos validando a tecnologia existente e adaptando para diferentes escalas de produção. O sistema é voltado para médias e grandes propriedades, pois quanto maior a capacidade de produção, mais atrativo ele é. Mas os pequenos produtores de uma bacia geográfica podem se unir e montar uma central de biogás – explicou.

Kunz ressaltou que o Oeste Catarinense tem um enorme potencial de produção de biogás pela concentração de suínos, aves e bovinos

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários