Sexta, 15 de Janeiro de 2021 17:32
(49) 99110-3040
Geral Penalidade!

Morador que desperdiçar água em Iporã do Oeste poderá ser multado

Por causa da estiagem que assola a região, prefeito assinou decreto que pode resultar em prejuízo de R$ 172 para quem não cumprir as normas

09/11/2020 14h57 Atualizada há 2 meses
Por: Maico Zanotelli Fonte: Oeste em Foco | ND+
Reprodução
Reprodução

A situação da falta de água tem se agravado em todas as regiões de Santa Catarina. Em Iporã do Oeste, o prefeito em exercício, Alexandre Engel Ruschensky, assinou um decreto em que aplica multa para quem desperdiçar água.

O município decretou situação de emergência por conta dos prejuízos com a falta de chuva ainda no início do mês de novembro. Conforme o prefeito, algumas pessoas não estariam racionando a água. O descumprimento cabe em uma multa de R$ 172.

“Foi uma medida para impor limites àquelas poucas pessoas que não estavam conscientes que precisavam economizar água. A única maneira foi impor essa cobrança de multa”, explica o presidente em exercício.

De acordo com Ruschensky, nenhum morador de Iporã do Oeste até o momento foi multado, apenas uma mulher que foi orientada a economizar a água enquanto lavava a calçada.

“Um caso tivemos que fiscalizar, mas era uma senhora que utilizava água do poço artesiano. Mesmo assim orientamos para que evitasse esse tipo de atitude por estarmos vivendo em um período de seca”, complementa.

Conforme o decreto, fica proibida a utilização de água fornecida pelo município por meio da Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento), para abastecimento e substituição de água de piscinas, utilização de lava jatos de uso doméstico, lavagem de veículos em geral, fachadas, calçadas, pisos, ruas, muros, vidraças, telhados e similares, bem como a rega abusiva de plantas, jardins, canteiros e afins.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 17h23 - Fonte: Climatempo
32°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

33° Sensação
11.9 km/h Vento
43.4% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (16/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias