Sexta, 04 de Dezembro de 2020 14:17
(49) 99110-3040
Política Reconhecimento!

Grupo de Danças Ítalo-Germânico é declarado patrimônio cultural de São Miguel do Oeste

Entidade cultural foi fundada em 1991 e já se apresentou em diversos municípios da região. Projeto de lei é de autoria do vereador Cláudio Barp

18/11/2020 08h41
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Ascom
Tiarajú Goldschmitd | Câmara de Vereadores
Tiarajú Goldschmitd | Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta terça-feira (17), em primeira votação, o Projeto de Lei 63/2020, de autoria de Cláudio Barp (PSD), que declara integrante do patrimônio cultural o Grupo de Danças Ítalo-Germânico do Município de São Miguel do Oeste.

O Grupo de Danças Ítalo-Germânico foi fundado no dia 4 de junho de 1991 e iniciou seus ensaios no dia 25 de agosto do mesmo ano, nas instalações do CTG Porteira Aberta. Inicialmente as danças iniciaram com a categoria adulta, ensaiando e apresentando danças folclóricas alemãs. Alguns anos depois, estes mesmos dançarinos sentiram a necessidade de apresentar danças folclóricas italianas e em 1996 oficialmente passam a representar as etnias alemãs e italianas de São Miguel do Oeste. Muito motivadas, as famílias se organizaram no ano seguinte, em 1997, para que as crianças pudessem desenvolver o amor pelas danças folclóricas, iniciando-se assim a categoria infantil.

Os ensaios aconteceram em locais como o Salão Paroquial da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, o Salão do Clube Comercial, o andar superior da Caixa Econômica Federal, a Feira Livre Municipal, ginásio da Escola Estadual São João Batista, a Casa da Cidadania. Atualmente, os ensaios são realizados no Centro de Convivência de Idosos.

O Grupo de Danças Ítalo-Germânico é uma entidade sem fins lucrativos, e tem por objetivos expandir, cultivar e preservar os valores das culturas italiana e germânica, além de proporcionar uma atividade saudável aos jovens, crianças e adultos que gostam de dançar.

Atualmente, o Grupo de Danças Ítalo-Germânico apresenta danças folclórica alemãs e italianas, subdividindo-se nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta, totalizando 61 dançarinos.

Para a realização das apresentações, o Grupo utiliza trajes típicos alemão e italiano. O primeiro figurino da roupa alemã foi produzido a partir de modelo da região de Hunsrücker, na Alemanha. Era uma roupa que as pessoas desse lugar vestiam no seu dia a dia. Após dedicado estudo, o segundo figurino alemão – e atual – foi confeccionado com base em modelo da região de Baden, na Áustria.

O traje italiano foi produzido a partir de modelo da região de Vêneto, na Itália. Já o traje da categoria Infantil, confeccionados este ano com a colaboração dos pais e eventos promovidos pelo grupo, é um Dirndl, traje típico alemão, mas sem seguir características dos trajes históricos de uma determinada região. A categoria Juvenil possuiu um traje folclórico/histórico, austríaco da região de Niederösstereich.

O Grupo de Danças Ítalo-Germânico apresenta-se em eventos do município e da região, participando de promoções de entidades e de outros grupos folclóricos. Ao longo de sua trajetória, já se apresentou em diversas cidades da região Oeste de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e até na Argentina, em San Pedro.

O grupo está associado à Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina (LAAOSC) e, por meio dela, realiza intercâmbio entre os diversos grupos da região. Assim, ensaiando e apresentando, os dançarinos do Grupo de Danças Ítalo-Germânico conhecem a história das culturas alemã e italiana, trabalham em equipe, produzem cultura e inserem uma atividade saudável em suas vidas e na vida de nossa sociedade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 14h02 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

28° Sensação
18.2 km/h Vento
40.3% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Chuvoso
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias