Domingo, 24 de Janeiro de 2021 13:05
(49) 99110-3040
Saúde Anseio!

Dia Mundial do Doador de Sangue será marcado por manifesto em São Miguel do Oeste

Objetivo da mobilização é chamar a atenção das autoridades competentes sobre a importância de implantar um Centro de Coleta de Sangue no município

24/11/2020 23h08 Atualizada há 2 meses
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Reprodução
Reprodução

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira (25), será marcado por um manifesto em São Miguel do Oeste. Organizado para ocorrer de forma ordeira e pacífica, o objetivo da mobilização é chamar a atenção das autoridades competentes sobre a importância de implantar uma Unidade de Coleta de Sangue no município.

A ideia inicial seria a construção de uma sede do Hemosc em São Miguel do Oeste, já que, a mais próxima, está sediada em Chapecó, a cerca de 120 quilômetros. No entanto, o pedido ainda deve continuar sendo um sonho, pois no momento é apontado como um investimento inviável.

São Miguel do Oeste dispõe de aproximadamente 1500 doadores de sangue, o que já comportaria, pelo menos, a instalação de um Centro de Coleta de Sangue. O número aumenta ainda mais se somado com os doadores de outras cidades da região.

Diversas tratativas sobre o assunto já foram feitas e, a expectativa, é de que seja confirmada a implantação da Unidade de Coleta de Sangue em São Miguel do Oeste em 2021.

Conforme os organizadores da mobilização, a partir do manifesto a ideia é também formar uma associação de doadores. Segundo eles, uma das grandes dificuldades em doar é o meio de transporte, que não é mais disponibilizado pela Administração Municipal desde abril de 2019. Com isso, quem deseja contribuir doando sangue precisa arcar com as despesas de deslocamento e, em muitos casos, se ausentar de suas atividades cotidianas.

O grupo ressalta, ainda, que São Miguel do Oeste é um grande consumidor de sangue, especialmente por meio do Hospital Regional, e que o município não repõe o estoque nos bancos sanguíneos do Hemosc.

A manifestação inicia a partir das 18h na Praça Walnir Bottaro Daniel e toda a população está convidada a participar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 12h51 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 27°

28° Sensação
17.7 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (35mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias