Na última sexta-feira (20) a equipe da Vigilância Epidemiológica de São José do Cedro foi informada de que um morador da Linha Irineu Bornhausen, interior do município, havia avistado um macaco doente em sua propriedade, e que no dia seguinte o animal foi encontrado morto.
De acordo com o secretário de saúde, Fernando Will, imediatamente foi entrado em contato com a Regional de Saúde de São Miguel do Oeste solicitando que os profissionais se descolassem até São José do Cedro.
Will explica que prontamente a bióloga, Deise Angeloni, acompanhada de mais uma servidora, vieram até o município onde foi realizada a coleta das vísceras do animal para ser analisado no Lacen em Florianópolis. “Isso em virtude de morarmos em uma aérea de fronteira e de alerta com relação a febre amarela”, frisa.
O secretário destaca que foi feita uma busca ativa de vacinação contra a febre amarela em um raio de 300 metros do local onde o animal foi encontrado. “Queremos aproveitar também para informar que, se alguém tiver dúvidas quanto a vacinação contra a febre amarela, podem procurar a sala de vacinas do município para a verificação da carteirinha”, disse Fernando.
“Se alguém avistar mais algum macaco nessas condições, que entre em contato imediatamente com a Vigilância Sanitária”, finalizou o secretário.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuva