O gerente regional da Epagri em São Miguel do Oeste, Sidinei Egon Simon, fez uma avaliação sobre os reflexos da chuva dos últimos dias na região.
Em entrevista ao Oeste em Foco, Simon aponta que o acumulado de chuva do último final de semana foi significativo e favorece o plantio da safrinha, mas ainda não é suficiente para repor o volume de água nos lençóis freáticos para suprir a demanda dos agricultores. Em muitos casos, o produtor precisará continuar contando com o suporte de caminhões pipas para o transporte de água para o abastecimento das propriedades rurais.
Simon destaca que a Epagri não esperava por um volume significativo de chuva neste momento, o que causou surpresa. O maior acumulado hídrico foi nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondai e Caibí. O mês de dezembro inicia com expectativa de atingir os níveis de chuva próximas a média climatológica, o que poderá beneficiar os produtores que dispõem de cisternas com condições de captação e reservação de água.
Além disso, Simon cita um programa emergencial criado pelo Governo do Estado de Santa Catarina para aquisição de caixas d’água por meio do Programa Menos Juros Emergencial. Este programa, segundo o gerente regional da Epagri, vigora nos municípios que homologaram situação de emergência, garantindo o financiamento de construções de cisternas buscando alternativas a fim de amenizar o problema de falta de água no interior.
ACUMULADO DE CHUVA NOS ÚLTIMOS DIAS NO EXTREMO-OESTE
Itapiranga: 126 mm
Anchieta: 34,6 mm
Dionísio Cerqueira: 16,2 mm
Mondai: 107,2 mm
Maravilha: 82,8 mm
Caibi: 120,4 mm
São Miguel do Oeste: 80,5 mm
VEJA A ENTREVISTA COMPLETA
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 17° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 17° Máx. 27°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.