Quarta, 20 de Janeiro de 2021 03:26
(49) 99110-3040
Geral Alívio!

Gerência regional da Epagri avalia reflexos da chuva no Extremo-Oeste

Volume de chuva do último final de semana foi significativo, mas ainda não é suficiente para repor o volume de água nos lençóis freáticos

01/12/2020 11h16 Atualizada há 2 meses
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco
Júnior Recalcati | Oeste em Foco
Júnior Recalcati | Oeste em Foco

O gerente regional da Epagri em São Miguel do Oeste, Sidinei Egon Simon, fez uma avaliação sobre os reflexos da chuva dos últimos dias na região.

Em entrevista ao Oeste em Foco, Simon aponta que o acumulado de chuva do último final de semana foi significativo e favorece o plantio da safrinha, mas ainda não é suficiente para repor o volume de água nos lençóis freáticos para suprir a demanda dos agricultores. Em muitos casos, o produtor precisará continuar contando com o suporte de caminhões pipas para o transporte de água para o abastecimento das propriedades rurais.

Simon destaca que a Epagri não esperava por um volume significativo de chuva neste momento, o que causou surpresa. O maior acumulado hídrico foi nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, como Itapiranga, Mondai e Caibí. O mês de dezembro inicia com expectativa de atingir os níveis de chuva próximas a média climatológica, o que poderá beneficiar os produtores que dispõem de cisternas com condições de captação e reservação de água.

Além disso, Simon cita um programa emergencial criado pelo Governo do Estado de Santa Catarina para aquisição de caixas d’água por meio do Programa Menos Juros Emergencial. Este programa, segundo o gerente regional da Epagri, vigora nos municípios que homologaram situação de emergência, garantindo o financiamento de construções de cisternas buscando alternativas a fim de amenizar o problema de falta de água no interior.

ACUMULADO DE CHUVA NOS ÚLTIMOS DIAS NO EXTREMO-OESTE

Itapiranga: 126 mm

Anchieta: 34,6 mm

Dionísio Cerqueira: 16,2 mm

Mondai: 107,2 mm

Maravilha: 82,8 mm

Caibi: 120,4 mm

São Miguel do Oeste: 80,5 mm

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste - Santa Catarina

Sobre o município
Considerada a capital do Extremo-Oeste catarinense, distante cerca de 655 km da capital e 130 km de Chapecó, possui cerca de 40 mil habitantes. Esta é a maior cidade catarinense próximo à fronteira com a Argentina, polarizando importantes órgãos e instituições de saúde, educação, etc. É muito utilizada como ponto de parada de turistas argentinos, paraguaios e chilenos que visitam as praias catarinenses ou por brasileiros a caminho das Cataratas do Iguaçu.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 03h22 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 23°

18° Sensação
23.6 km/h Vento
92.1% Umidade do ar
83% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias