Quarta, 14 de novembro de 2018
(49) 98895-5546
Política

07/11/2018 às 20h01

Júnior Recalcati

São Miguel do Oeste / SC

Vereadores mirins apresentam pedidos e baixam projeto em São Miguel do Oeste
Jovens parlamentares voltam a se reunir no dia 30 de novembro para analisar projeto de lei e eleger a Mesa Diretora para o próximo ano
Vereadores mirins apresentam pedidos e baixam projeto em São Miguel do Oeste
Tiarajú Goldschmitd | Câmara de Vereadores

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições durante a reunião desta terça-feira (6). Entre elas, uma indicação de Bianca Facin, que solicita a realização de estudo de viabilidade de implantação de um projeto de gestão de resíduos sólidos, baseado na sensibilização ambiental dos alunos e implantação de compostagem nas escolas municipais. A vereadora mirim ressalta que o lixo orgânico produzido poderia ser tratado através de um processo de compostagem, “possibilitando que ele retorne em forma de adubo à natureza”. Ela lembra que isso estimulará o consumo consciente e a redução da produção de lixo na cidade, “contribuindo para um impacto positivo ambiental, social e econômico”.


Sara Stédile sugeriu que seja estudada a viabilidade de colocar um computador e oferecer acesso à internet no posto de saúde da Linha Canela Gaúcha. Conforme a vereadora mirim, na comunidade é realizado atendimento médico semanalmente, porém o paciente não tem como agendar os exames solicitados pois não há internet nem computador no posto. “Assim, os pacientes precisam se deslocar até o Posto de Saúde do Bairro Estrela para realizar o agendamento dos exames ou retirar medicação prescrita pelo médico”, ressalta.


Gabriel Felipe Prado de Moura solicita ao Executivo Municipal que, juntamente com os agricultores, proprietários de terras localizados na Linha Oito de Março, Linha Vista Alta e Linha Dois Irmãos, faça a roçada na beira das estradas. O vereador mirim pede também a recuperação e colocação de tubulação nas estradas.


Já Daniel Gasperin solicita ao Executivo Municipal que informe se a cooperativa Oestebio, de São Miguel do Oeste, ainda recebe recursos para seu funcionamento; e se o Executivo tem conhecimento se a cooperativa ainda está ativada.


PROJETO DE LEI


Os vereadores mirins também baixaram nas comissões o Projeto de Lei 1/2018, de autoria de Kevin Ledur e Matheus Schmitt. O projeto institui o mês de março como o “mês de conscientização do uso racional dos recursos naturais” e inclui a data no calendário oficial de eventos e comemorações do município de São Miguel do Oeste.


A proposta prevê que no mês de março de cada ano o Município, em cooperação com entidades e outros setores públicos, realizará junto às escolas e à sociedade em geral uma série de atividades. Entre elas, estão esclarecer sobre a importância dos recursos naturais; conscientizar que recursos naturais podem ter fim; estimular a criação de espaços para uso de programas de conscientização voltados para a educação, o lazer, a recreação, o turismo e a cultura; promover a capacitação de profissionais de educação para trabalhar o tema em sala de aula; promover campanhas educativas visando a conscientização quanto às problemáticas enfrentadas nos dias atuais; e realizar seminários, palestras, encontros e panfletagem direcionados ao tema.


O projeto prevê como cor símbolo da campanha o verde, símbolo mundial da conscientização em relação ao meio ambiente. O projeto será apreciado em sessão extraordinária no dia 30 de novembro. No mesmo dia, os vereadores mirins elegerão a Mesa Diretora que dirigirá os trabalhos da Câmara Mirim no próximo ano.

FONTE: Oeste em Foco | Ascom

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium