O sistema de iluminação pública de Itá, no Oeste de SC, teve as tradicionais lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio trocadas por LED, tecnologia mais moderna e eficiente. “As prefeituras estão preocupadas em modernizar o sistema de iluminação pública, melhorar a qualidade do serviço e também economizar. A tecnologia LED tem todos estes benefícios”, afirma Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia, empresa responsável pela execução do projeto, após vencer a licitação pública realizada em 2019. O investimento foi financiado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc e pela Prefeitura Municipal, tendo sido eficientizados todos os 1.249 pontos estabelecidos nas duas fases do projeto.
Atualmente, a maioria dos editais voltados à iluminação pública no Brasil já estão apostando em tecnologias de ponta. E o preço da iluminação LED tem caído muito nos últimos anos, enquanto o rendimento e a vida útil das luminárias têm aumentado. Conforme Júlio César Leal Júnior, gerente de contratos da Quantum Engenharia, essa relação melhora muito o custo-benefício.
Ainda, esses Projetos de Eficiência Energética lançados pelas concessionárias de energia são uma ótima oportunidade para as prefeituras, pois beneficia a todos. “Primeiro, a verba fornecida pela concessionária é a fundo perdido, ou seja, o município não precisa restituir o valor do investimento à concessionária. Sendo assim, o município fará um investimento muito menor para implementação do projeto. Segundo, o sistema elétrico fica menos sobrecarregado, economizando com geração de energia e contribuindo para a redução de apagões. Terceiro, a população desfruta de uma iluminação de qualidade, com melhor conforto visual, maior sensação de segurança e menor impacto ambiental”, enumera Júlio César.
Mais eficiência com benefícios também ao meio ambiente
Enquanto as lâmpadas antigas emitiam luz amarelada com índice de 30% de reprodução das cores, as de LED entregam índice de 70% e luz branca, gerando maior conforto visual e embelezamento da cidade. Ainda, consomem cerca de 60% menos energia. Outra grande vantagem da tecnologia LED é sua durabilidade. “Ela pode durar o dobro do tempo de uma lâmpada de sódio, o que significa mais de 11 anos de uso sem necessidade de troca, o que reduz a produção de lixo pelo município”, explica Júlio César.
As lâmpadas de LED também suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a choques, vibrações e impactos externos. Ou seja, a necessidade de manutenção é bem menor do que no sistema antigo, o que também gera economia financeira ao município.
E o meio ambiente também ganha. “O sistema antigo era composto por lâmpadas de descarga, que são prejudiciais, pois possuem metais pesados em sua composição e não podem ser descartados de qualquer maneira. A luminária LED, por outro lado, possui componentes totalmente recicláveis”, acrescenta o gerente.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 18° Máx. 24°
Sol com muitas nuvens e chuva