Sábado, 16 de Janeiro de 2021 15:23
(49) 99110-3040
Geral Investimentos!

Finalizada a modernização da iluminação pública de Itá

Implantação da tecnologia LED foi realizada via Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc

09/01/2021 10h49 Atualizada há 7 dias
Por: Júnior Recalcati Fonte: Oeste em Foco | Estrutura de Comunicação
Divulgação
Divulgação

O sistema de iluminação pública de Itá, no Oeste de SC, teve as tradicionais lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio trocadas por LED, tecnologia mais moderna e eficiente. “As prefeituras estão preocupadas em modernizar o sistema de iluminação pública, melhorar a qualidade do serviço e também economizar. A tecnologia LED tem todos estes benefícios”, afirma Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia, empresa responsável pela execução do projeto, após vencer a licitação pública realizada em 2019. O investimento foi financiado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc e pela Prefeitura Municipal, tendo sido eficientizados todos os 1.249 pontos estabelecidos nas duas fases do projeto.

Atualmente, a maioria dos editais voltados à iluminação pública no Brasil já estão apostando em tecnologias de ponta. E o preço da iluminação LED tem caído muito nos últimos anos, enquanto o rendimento e a vida útil das luminárias têm aumentado. Conforme Júlio César Leal Júnior, gerente de contratos da Quantum Engenharia, essa relação melhora muito o custo-benefício.

Ainda, esses Projetos de Eficiência Energética lançados pelas concessionárias de energia são uma ótima oportunidade para as prefeituras, pois beneficia a todos. “Primeiro, a verba fornecida pela concessionária é a fundo perdido, ou seja, o município não precisa restituir o valor do investimento à concessionária. Sendo assim, o município fará um investimento muito menor para implementação do projeto. Segundo, o sistema elétrico fica menos sobrecarregado, economizando com geração de energia e contribuindo para a redução de apagões. Terceiro, a população desfruta de uma iluminação de qualidade, com melhor conforto visual, maior sensação de segurança e menor impacto ambiental”, enumera Júlio César.

Mais eficiência com benefícios também ao meio ambiente

Enquanto as lâmpadas antigas emitiam luz amarelada com índice de 30% de reprodução das cores, as de LED entregam índice de 70% e luz branca, gerando maior conforto visual e embelezamento da cidade. Ainda, consomem cerca de 60% menos energia. Outra grande vantagem da tecnologia LED é sua durabilidade. “Ela pode durar o dobro do tempo de uma lâmpada de sódio, o que significa mais de 11 anos de uso sem necessidade de troca, o que reduz a produção de lixo pelo município”, explica Júlio César.

As lâmpadas de LED também suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a choques, vibrações e impactos externos. Ou seja, a necessidade de manutenção é bem menor do que no sistema antigo, o que também gera economia financeira ao município.

E o meio ambiente também ganha. “O sistema antigo era composto por lâmpadas de descarga, que são prejudiciais, pois possuem metais pesados em sua composição e não podem ser descartados de qualquer maneira. A luminária LED, por outro lado, possui componentes totalmente recicláveis”, acrescenta o gerente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 15h09 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
22.6 km/h Vento
44.5% Umidade do ar
90% (21mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias