Sábado, 16 de Janeiro de 2021 14:16
(49) 99110-3040
Saúde Vacinação

Vacinação contra Covid-19 começa em 20 de janeiro no Brasil

Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, participou de reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na manhã desta quinta-feira (14)

14/01/2021 13h26
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
PMF/Divulgação
PMF/Divulgação

Mais de 130 prefeitos liderados pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) se reuniram na manhã desta quinta-feira (14), de forma virtual, com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello. O encontro começou às 10h30 e, por quase duas horas, foram discutidos os pontos emergenciais relativos à vacinação contra a Covid-19.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), um dos gestores que participou do encontro, usou uma rede social para repassar a informação dada pelo ministro Pazuello sobre o início da vacinação.

Segundo ele, a vacinação deve começar na próxima quarta-feira (20) em todo território nacional, caso a Anvisa aprove o uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZenica no domingo (17).

Grupos prioritários na vacinação

Será dada prioridade ao seguinte grupo no início da vacinação: profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas. Depois, idosos acima de 75 anos. É o que planeja o Ministério.

Gean também adiantou outras informações repassadas pelo governo federal. Entre elas, a de que na próxima segunda-feira (18), 8 milhões de doses de vacinas chegam aos estados. Confira:

Na rede social, inicialmente, Gean informou que o início da vacinação seria no dia 21, mas ele se corrigiu logo em seguida. Se a Anvisa autorizar o uso emergencial no domingo, a vacinação começa dia 20.

A expectativa, para o ano, é que o Brasil tenha 8 milhões de doses da Pfizer no primeiro semestre, 250 milhões da AstraZeneca durante 2021. E ainda 100 milhões de doses da Coronavac e 50 milhões da Sputnik.

Na pauta da reunião, que acabou às 12h20, estava o calendário de imunização, planejamento, organização e logística de aquisição e distribuição de insumos.

O presidente da FNP, Jonas Donizette, participou de forma presencial do encontro em Brasília, no Ministério da Saúde.

A expectativa do presidente da FNP era de que a reunião resultasse em definições, pois, no contexto de aumento da taxa de transmissão da doença, a demanda é urgente nos municípios.

Além dos prefeitos, secretários de saúde dos municípios também foram convidados a participar do encontro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 14h09 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

31° Sensação
24.1 km/h Vento
45.1% Umidade do ar
90% (21mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias