A Polícia Civil de Blumenau indiciou cinco pessoas por fraude à licitação e falsidade ideológica na aplicação de recursos da merenda escolar em Blumenau. Entre os indiciados estão dois servidores e um ex-servidor comissionado da prefeitura de Blumenau.
O caso veio à tona com a operação “Agricultor Fantasma”, deflagrada em outubro de 2020. De acordo com informações do delegado Lucas Silveira, os policiais da 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção concluíram nesta quarta-feira (13) o inquérito que investigou denúncias de irregularidades na licitação de aquisição de alimentos de produtores locais para a merenda escolar de Blumenau.
Foram indiciados um servidor da Secretaria de Educação e um da Diretoria de Desenvolvimento Rural; um ex-servidor comissionado da Intendência da Vila Itoupava; um agricultor que revendia ao programa e um membro do sindicato dos agricultores.
Segundo o delegado, as provas obtidas pela investigação demonstraram que os preços de compra dos produtos de agricultores locais estavam acima do praticado no mercado. Além disso, parte dos produtos estragou, o que trouxe prejuízo ao erário.
Também foi apurado que parte da produção vendida para a prefeitura era terceirizada: os alimentos eram comprados na Ceasa e de outros agricultores e depois eram repassados ao programa da merenda escolar. A ação, além de proibida, onerava ainda mais os cofres públicos, segundo o delegado.
Por fim, a polícia também tem indícios de que os gestores públicos não tomaram o devido cuidado para que as normais legais estabelecidas no Programa de Alimentação Escolar fossem cumpridas.
O que diz a prefeitura de Blumenau
Por meio de nota encaminhada pela Secretaria de Comunicação a prefeitura de Blumenau informou que soube da conclusão do inquérito pela imprensa e vai aguardar a comunicação oficial para se manifestar.
A administração municipal ressaltou que exonerou um servidor público citado nas investigações quando a operação “Agricultor Fantasma” foi deflagrada.
Além disso, declarou que determinou a instauração de sindicância para apurar os fatos e de uma auditoria em todos os contratos de compra de produtos da agricultura familiar.
Confira a nota na íntegra:
“Nota Oficial
Com relação à notícia divulgada, sobre o fim do inquérito realizado pela Polícia Civil, referente à merenda escolar, a Prefeitura de Blumenau esclarece que não recebeu nenhum comunicado oficial e soube das informações por meio da imprensa.
Assim que for comunicada pelos órgãos oficiais, a administração municipal poderá se manifestar.
Vale ressaltar que assim que ocorreu a operação policial, o prefeito determinou a instauração de sindicância interna para apuração dos fatos e exonerou o servidor público citado na investigação.
Também por determinação do prefeito municipal, a Controladoria Geral do Município realiza auditoria em todos os contratos relacionados à compra de produtos da agricultura familiar, para assegurar a probidade administrativa e a continuidade desse importante programa de geração de renda e manutenção dos produtores rurais no campo. Essa auditoria está em fase de conclusão”.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 18° Máx. 24°
Sol com muitas nuvens e chuva