Sábado, 16 de Janeiro de 2021 14:34
(49) 99110-3040
Segurança Pública Blumenau

Polícia indicia cinco pessoas por fraude na merenda escolar em SC

Entre os indiciados estão dois servidores da prefeitura; segundo a Polícia Civil, eles teria cometido os crimes de fraude à licitação e falsidade ideológica

14/01/2021 13h59
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Divulgação / Polícia Civil
Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil de Blumenau indiciou cinco pessoas por fraude à licitação e falsidade ideológica na aplicação de recursos da merenda escolar em Blumenau. Entre os indiciados estão dois servidores e um ex-servidor comissionado da prefeitura de Blumenau.

O caso veio à tona com a operação “Agricultor Fantasma”, deflagrada em outubro de 2020. De acordo com informações do delegado Lucas Silveira, os policiais da 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção concluíram nesta quarta-feira (13) o inquérito que investigou denúncias de irregularidades na licitação de aquisição de alimentos de produtores locais para a merenda escolar de Blumenau.

Foram indiciados um servidor da Secretaria de Educação e um da Diretoria de Desenvolvimento Rural; um ex-servidor comissionado da Intendência da Vila Itoupava; um agricultor que revendia ao programa e um membro  do sindicato dos agricultores.

Segundo o delegado, as provas obtidas pela investigação demonstraram que os preços de compra dos produtos de agricultores locais estavam acima do praticado no mercado. Além disso, parte dos produtos estragou,  o que trouxe prejuízo ao erário.

Também foi apurado que parte da produção vendida para a prefeitura era terceirizada: os alimentos eram comprados na Ceasa e de outros agricultores e depois eram repassados ao programa da merenda escolar. A ação, além de proibida, onerava  ainda mais os cofres públicos, segundo o delegado.

Por fim, a polícia também tem indícios de que os gestores públicos não tomaram o devido cuidado para que as normais legais estabelecidas no Programa de Alimentação Escolar fossem cumpridas.

O que diz a prefeitura de Blumenau

Por meio de nota encaminhada pela Secretaria de Comunicação a prefeitura de Blumenau informou que soube da conclusão do inquérito pela imprensa e vai aguardar a comunicação oficial para se manifestar.

A administração municipal ressaltou que exonerou um servidor público citado nas investigações quando a operação “Agricultor Fantasma” foi deflagrada.

Além disso, declarou que determinou a instauração de sindicância para apurar os fatos e de uma auditoria em todos os contratos de compra de produtos da agricultura familiar.

Confira a nota na íntegra:

“Nota Oficial

Com relação à notícia divulgada, sobre o fim do inquérito realizado pela Polícia Civil, referente à merenda escolar, a Prefeitura de Blumenau esclarece que não recebeu nenhum comunicado oficial e soube das informações por meio da imprensa.

Assim que for comunicada pelos órgãos oficiais, a administração municipal poderá se manifestar.

Vale ressaltar que assim que ocorreu a operação policial, o prefeito determinou a instauração de sindicância interna para apuração dos fatos e exonerou o servidor público citado na investigação.

Também por determinação do prefeito municipal, a Controladoria Geral do Município realiza auditoria em todos os contratos relacionados à compra de produtos da agricultura familiar, para assegurar a probidade administrativa e a continuidade desse importante programa de geração de renda e manutenção dos produtores rurais no campo. Essa auditoria está em fase de conclusão”. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 14h29 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

31° Sensação
24.1 km/h Vento
45.1% Umidade do ar
90% (21mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias