Sábado, 16 de Janeiro de 2021 14:18
(49) 99110-3040
Saúde Vacinação

SC contraria Ministério da Saúde e diz ter seringas suficientes para vacinação

Afirmação acontece após a pasta dizer que Estado corria o risco de não ter estoque para atender demanda inicial da vacinação contra a Covid-19

14/01/2021 14h02
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Pixabay
Pixabay

Santa Catarina tem mais de 3 milhões de agulhas e 9,5 milhões de seringas preparadas para iniciar a imunização contra a Covid-19. A informação foi divulgada pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) nesta quinta-feira (14) após o Ministério da Saúde afirmar ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o Estado corria o risco de não ter estoque suficiente para atender a demanda inicial da vacinação.

Ainda conforme a secretaria, há um quantitativo de compras que deve chegar ao Estado. A previsão é que as sete milhões de agulhas e as 500 mil seringas desembarquem em Santa Catarina em até cinco dias.

Em nota, a SES afirmou que não considera as aquisições já realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para vacinação das equipes.

“Além disso, outras atas para a aquisição estão em aberto. Ressalta-se que a Secretaria de Estado da Saúde já oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado.”, informou a pasta.

s contra a Covid-19 até o fim de janeiro. Segundo a equipe técnica da pasta, se todas elas ficarem disponíveis até o fim do mês, sete estados teriam dificuldades para efetivar a aplicação das doses.

“Verifica-se apenas que os estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina não teriam estoque suficiente para suprir essa demanda inicial, caso houvesse a disponibilidade imediata das 30 milhões de doses”, afirmou o Ministério nesta quarta (13).

No documento apresentado, o Estado catarinense aparece com o quantitativo de 590 mil seringas e agulhas, além da informação de que não teria estoque suficiente para a realização das imunizações.

De acordo com o Ministério da Saúde, as consultas dos insumos foram feitas em 27 novembro de 2020. Além disso, o governo federal fez solicitações às secretarias de estado e colheu informações dentro do SIES (Sistema de Informação de Insumos Estratégicos).

Dados divulgados por SC:

-Agulhas: 710 mil unidades (estoque central) e 2,35 milhões (distribuídas aos municípios). Total: 3,06 milhões;

-Seringas: 6,5 milhões (estoque central) e 3 milhões (distribuídas aos municípios). Total: 9,5 milhões;

-7 milhões de agulhas e 500 mil seringas foram compradas e chegam em até cinco dias;

-2,8 milhões de pessoas fazem parte do grupo prioritário no Estado;

-População estimada em Santa Catarina, segundo o IBGE: 7.252.502 milhões;

-30% a mais seringas para 2021

Ainda em novembro de 2020, o governo de Santa Catarina abriu processo para a aquisição de seringas e agulhas para ações de imunização no Estado.

A previsão era de que os materiais fossem consumidos em doze meses para novas vacinas, a partir de 2021. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 17 de novembro. Na ocasião, o Estado não confirmou que a compra tenha a ver com a vacinação para o novo coronavírus.

Na ocasião, a Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) afirmou que os insumos não estavam “necessariamente” relacionados com a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus. Isso porque o Estado segue o Plano Nacional de Imunização e ainda aguardava orientações do Ministério da Saúde.

Início da vacinação é confirmado

Mais de 130 prefeitos liderados pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) se reuniram na manhã desta quinta-feira (14), de forma virtual, com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello. O encontro começou às 10h30 e, durante quase duas horas, serviu para tratar de pontos emergenciais relativos à vacinação contra a Covid-19.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), um dos gestores que participou do encontro, usou uma rede social para repassar a informação dada pelo ministro Pazuello sobre o início da vacinação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 14h09 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

31° Sensação
24.1 km/h Vento
45.1% Umidade do ar
90% (21mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias