Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 00:12
(49) 99110-3040
Segurança Pública Fiscalizações

MP recebe dados sobre fiscalizações de festas e eventos de fim de ano em SC

Registros serão enviados às comarcas para a análise das promotorias de Justiça e para uma possível avaliação sobre a necessidade de instauração de procedimentos

15/01/2021 13h44
Por: Maico Zanotelli Fonte: ND+
Divulgação / GM
Divulgação / GM

As policiais Civil e Militar de Santa Catarina, a Vigilância Sanitária estadual e órgãos municipais entregaram ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) um balanço sobre as ocorrências e fiscalizações registradas no período das comemorações de fim de ano.

O documento diz respeito a festas, eventos, restaurantes, bares e casas noturnas que teriam desrespeitado os decretos e normas sanitárias com medidas voltadas ao controle da transmissão da Covid-19 no Estado. A cidade e os locais não foram divulgados pelas autoridades.

“As situações em que tais procedimentos sejam necessários e concretizados serão divulgadas individualmente na medida em que ocorrerem e no momento oportuno”, disse o órgão.

Também foram anexados no balanço os autos e documentos referentes aos casos em que houve algum tipo de intervenção, como advertência, notificação, interdição, lavratura de Termo Circunstanciado ou instauração de processo administrativo.

As informações foram tabuladas e organizadas para envio às promotorias de Justiça com atribuição na área da Cidadania e Direitos Humanos que, nas comarcas, monitoram a aplicação das medidas contra a Covid-19.

As promotorias de Justiça avaliam as situações e irão avaliar a necessidade de instauração do procedimento necessário a cada caso, ou mesmo incluirão as informações em procedimentos que já tenham eventualmente instaurado, para apurar as situações em que possivelmente houve o descumprimento das normas sanitárias.

Conforme o órgão, em muitas comarcas, as promotorias de Justiça já haviam instaurado diversos procedimentos para apurar os eventuais abusos e descumprimentos às normas em vigor de combate à Covid-19.

Balanço de casos

O balanço foi feito por meio de notícias veiculadas na imprensa, postagens em redes sociais ou mesmo a representação de cidadãos nos canais de atendimento do MPSC.

Também há casos em que as próprias autoridades e órgãos locais responsáveis pela fiscalização encaminharam a situação ao conhecimento do Ministério Público para os procedimentos cabíveis.

Esses fatos podem gerar eventuais inquéritos civis e procedimentos criminais, com posterior termos de ajustamento de conduta, recomendações ou transações penais ou mesmo ações civis públicas e ações penais públicas visando à responsabilização das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, compensação por danos morais e materiais coletivos ou até mesmo a interdição dos estabelecimentos.

Santa Catarina virou assunto nacional por aglomerações

Santa Catarina virou assunto nacional após o registro de festas de Revéillon lotadas. Com inúmeras denúncias que circulam nas redes sociais, o perfil @brasilfedecovid foi criado no Instagram para expor e denunciar festas e aglomerações no Brasil. Entre elas estão festas no litoral de Santa Catarina.

Entre os locais citados estavam casas noturnas conhecidas e badaladas de Santa Catarina, como o Café de La Musique, em Florianópolis, o Habbitat, em Itajaí, e o Hakkô Club, em Porto Belo.

A reportagem entrou em contato com o Café de La Musique e o Habbitat, que afirmaram estar respeitando as regras sanitárias e o público permitido no local.

Já em Balneário Camboriú, duas populares casas noturnas – que agora operam como restaurantes e bares – seguem interditadas após ação do MPSC. O órgão ainda pediu multa de R$ 200 mil para cada.

“Por inúmeras vezes, como é de conhecimento público e notório, vem desrespeitando as medidas aplicadas – sequer conseguem manter o estabelecimento apenas como distanciamento”, diz o documento do MP.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Miguel do Oeste - SC
Atualizado às 00h11 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

22° Sensação
3 km/h Vento
72% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias